Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Pirâmide Feudal

A Pirâmide Feudal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 197
A Pirâmide Feudal

A partir do século XII começou a reconstruir-se a pirâmide feudal: senhor, no pináculo, e vassalo, na base.

A pessoa para se tornar vassalo do senhor, participava numa cerimónia, a homenagem, onde o vassalo colocava as mãos entre as mãos do senhor, e dizia o seu desejo em servir o senhor e ser vassalo deste. Depois seguia-se o juramento de fidelidade, onde o vassalo jurava fidelidade ao seu senhor. No final do juramento, o senhor e o vassalo trocavam um beijo. O senhor entregava um objeto simbólico do feudo, a investidura.

Quando se tornavam senhor e vassalo, ambos tinham obrigações recíprocas, um com o outro: a fidelidade, que consistia em não praticar o mal, nem o vassalo contra o senhor, nem ao contrário, e praticar o bem de forma ativa. O vassalo só podia levantar-se contra o seu senhor se este fizesse alguma coisa contra ele; o senhor devia assegurar o sustento do vassalo através do feudo que lhe entregou. Contudo, nalguns casos, o feudo não era uma terra para cultivo, mas um cavalo, por exemplo. O senhor também deveria proteger o seu vassalo. Este, por sua vez, devia submissão e respeito convicto ao seu senhor, prestar auxílio e conselho, caso lhe seja pedido. O vassalo deve amparar o senhor em caso de guerra ou invasões, fazer vigílias e proteger o castelo.

Em caso de dificuldades, o vassalo podia multiplicar as suas funções vassálicas para receberem várias funções. Porém, em caso de guerra havia um senhor principal a quem o vassalo devia proteção.

Quando o feudo passava para os filhos, este fragmentava-se. Então houve a necessidade de colocar o feudo nas mãos do primeiro filho varão. Se este fosse menor de 14 anos, o feudo teria que ser mantido por outra pessoas até este atingir a maioridade. No caso de haver só raparigas, o feudo passava para a filha mis velha, mas esta teria que casar com alguém que assegurasse o feudo. Também era possível vender e comprar feudos se o senhor aceitasse o novo vassalo. Em caso de compra, venda ou herança, o senhor cobrava uma taxa.

Para concluir, havia dois tipos de senhorio: fundiário, baseado na relação do camponês com a terra, e e banal, resultado da autoridade que os senhores receberam.


Daniela Vicente

Título: A Pirâmide Feudal

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 197

764 

Comentários - A Pirâmide Feudal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios