Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Nossa Galaxia

A Nossa Galaxia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
A Nossa Galaxia

A nossa Galáxia, Chamada a Via Láctea, é composta por estrElas e uma quantidade substancial de gás e poeira, que podem ser observados por telescópios óticos e radiotelescópios.
Estes elementos são espalhados por um disco plano com cerca de 120 mil anos luz de diâmetro.

Na realidade, sabe-se que o nosso sistema solar está a cerca de vinte e cinco mil anos luz do centro da galáxia, e orbita num trajeto circular. Porém, ela está presa numa grande esfera de matéria negra, cuja massa é pelo menos dez vezes a das suas estrelas.

Deste modo, não conseguimos ver a matéria negra, mas sentimos a sua força de gravidade.
O halo de matéria negra tem pelo menos 500 mil anos luz de diâmetro embora não seja ainda possível precisar.

A Via Láctea define-se como uma galáxia em espiral composta por milhares de estrelas.
Em face da pergunta que se pode colocar: o que define o limite do sistema solar?, a resposta é pois a seguinte:

Se viajássemos para fora do sistema solar, acabaríamos por atingir um ponto em que a influência do Sol, desce para zero e onde começa o espaço interestelar.

Esta fronteira não está claramente definida, mas, com base em dados exatos de sondas, como a Voyajer da NASA, crê-se que ele diste cerca de quatro mil vezes mais do sol, que Plutão.
Qual o Planeta com maior lua?. Na verdade, Júpiter tem a maior lua do sistema solar. Esta chama-se Ganmedes e tem três vezes o tamanho da lua da nossa terra.

Existe algum som no espaço?. O som que é audível para o homem é essencialmente a vibração de partículas de ar, e como estas não existem no cosmos, não há qualquer som. No entanto, existe som sob a forma de diferentes tipos de radiação eletromagnética, como ondas de luz e rádio, que são possíveis de interpretar.

A corrida ao espaço começou a se feita em 1957, quanto os soviéticos lançaram o seu primeiro satélite terrestre, chamado Sputnik. Deste odo, os soviétivcos e americanos compreendiam bem a importância do espaço, que era uma fronteira que dominava o a terra.

Assim, ambas as superpotências tentaram desde logo ser as primeiras a conquistar o desafio de exploração espacial. De início os soviéticos tiveram algum sucesso, mas os EUA é que conseguiram a grande vitória, levando os homens à lua, apenas 12 anos depois do satélite Spuntnik.

Este projeto captou imenso os corações da juventude mundial mesmo em tempos que não havia paz. Este pode ser considerado o momento mais importante da história humana e começou com uma iniciativa militar.

Com efeito, este fenómeno contribuiu por unir toda a humanidade, apesar de durar pouco tempo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Nossa Galaxia

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

639 

Comentários - A Nossa Galaxia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios