Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Inveja

A Inveja

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
A Inveja

A inveja é um dos pecados mortais, denominado em latim por invidere, que significa em português “não ver”. Este sentimento pode chegar ao ponto de destruir uma amizade, cegando a própria pessoa que sente inveja, ocorrendo quando uma pessoa se sente frustrada, triste consigo mesmo e encontra em outro ser, o que gostava de ser.

A inveja por vezes, pode ser confundida com cobiça, enquanto a inveja traduz-se por copiar a outra pessoa na maneira de ser, de vestir, de estar, de falar, de maquilhar se for o caso ou o corte de cabelo, a cobiça por sua vez deseja aquilo que os outros têm, como um novo carro, uma boa casa, um telemóvel da ultima geração, sentindo-se frustrada disputando aquilo que têm, a riqueza, o status, como o mais fraco comparando-se com o mais forte, sem qualquer sentido.

A inveja normalmente ocorre quando outro alguém contem estes últimos atributos como riqueza, status, fazendo a sua vida em redor do forte, esquecendo-se de lutar pela própria vida, ao invés de estar sentado no sofá, ou como se costuma dizer, encostado á sombra da bananeira á espera que as coisas caiam do céu.

No primeiro contacto não existe este sentimento, apenas com o passar do tempo e o conhecimento do poder de outrem, começam a surgir os primeiros sintomas, tentando copiar determinadas expressões, estilos, maneira de pensar sobre determinado assunto, etc… que por vezes saem falhadas, depois de algumas tentativas e não conseguir atingir determinados objetivos.

Com a frustração e o sentimento de solidão de não conseguir o que quer, sentindo-se ameaçado por estarem a invadir o seu espaço, começa por desejar que a vida de outrem corra da pior maneira, atingindo os amigos mais próximos, espalhando algum boato, falando mal para a pessoa que na altura “brilha” entre os amigos, ou que chama atenção com algo novo, entre outras situação pouco agradáveis.

Enquanto ocorre estas situações desagradáveis, o principal lesionado apercebe-se que afinal todo o tempo que esteve compartilhando seus sentimentos, sua amizade, seu bom gosto, foi em vão, observando e chegando á conclusão que sempre foi “usado” como protótipo para outra pessoa.


Sandra Mendes

Título: A Inveja

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

648 

Comentários - A Inveja

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios