Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A importância de uma poupança

A importância de uma poupança

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 38
Comentários: 1
A importância de uma poupança

Ver o dinheiro escoar-se todos os meses é muito comum, em virtude da crise económica e financeira. Contudo, existe hoje a necessidade de se fazer um pé-de-meia, para a eventualidade de dias mais cinzentos no futuro.

Analisar a situação financeiro é o primeiro passo a dar para poupar. E, para quem nunca fez contas á vida, está na altura de o fazer.

Começar é fácil. Basta somar as fontes de renda de que se aufere (salário,pensão,rendimentos com propriedades)e de seguida fazer uma lista com os gastos regulares e obrigatórios. Estes, incluem a renda de casa, despesas de água, luz, gás, telefone, transportes e crédito pessoal. Deve incluir-se ainda a alimentação, despesas com Imi, gastos de saúde e com dependentes.

O ideal ántes de mais é também tentar reduzir os gastos com a energia e água, utilização de carro versus transportes públicos, deslocações de autocarro ou comboio, com taxa especial para reformados.

Em seguida deve avaliar-se com uma calculadora, a diferença entre as receitas e os gastos. Se a percentagem for positiva, deve definir-se qual a percentagem que se pretende poupar mensalmente, bem como , se necessário aquilo que se tem de abdicar para o conseguir.

Qual o objetivo da poupança? Melhoria da reforma ou uma viagem inesquecível todos os anos, ou ambas as coisas.

Assim que se tenha uma estimativa real dos rendimentos e despesas, pode notar-se que algumas delas são flexíveis, permitindo uma margem adicional para aumentar a poupança.

O ideal é retirar-se , automáticamente cinco ou dez por cento dos rendimentos e investir numa solução de poupança que esteja adequada ás necessidades.

Há bancos que disponibilizam modelos de orçamento pessoal para os clientes se guiarem e escolherem os mais vantajosos.

Se, feitas as contas, a situação não se apresentar fácil, a melhor forma para que o dinheiro chegue ao fim do mês ou sobre, é cortar em despesas como excesso de sapatos, manicure, comer fora, cinema ou teatro, ou sair á noite.

Neste caso alguma coisa vai ter de ser sacrificada e alterada. Pelo menos até á situação se endireitar ou melhorar.

Para além de todas estas medidas há ainda plataformas na internet com conteúdos ricos, como videos e fotos, que ajudam as pessoas a gerir o seu dinheiro e a ecvitar o sobre-endividamento.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A importância de uma poupança

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 38

691 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Gil

    19-07-2012 às 12:22:55

    Apesar da crise é importante fazer uma pequena poupança mensalmente para fazer face aos problemas futuros.
    Claro que os ordenados não são muito bons, mas há sempre maneira de poupar uns trocos. Se estes forem diretamente para uma poupança, no fim do ano consegue-se uma quantia razoável para as férias.
    A melhor maneira de poupar para o futuro é, ao receber o ordenado, transferir imediatamente dinheiro para uma conta- poupança que está constantemente a crescer, seja de seis em seis meses ou um ano. Sem grande esforço, consegue-se juntar algum dinheiro para a reforma, uma vez que é bastante baixa. Esta é uma medida que ajuda a um complemento de reforma para uma velhice mais digna.
    Os bancos, ultimamente, visam a criação de uma instituição financeira que operasse como estímulo à poupança e como financiadora do estado. Ao mesmo tempo incentivam a mesma com livrinho mealheiro, sinónimo de dinheiro em caixa, com as cadernetas que se abrem para o registo de todos os movimentos, a fim de poderem poupar.
    As cadernetas são um elemento identificativo das poupanças. Já há muito tempo, desde 1923, que por exemplo a Administração determinou que se distribuíssem cadernetas infantis a favor de menores de doze anos, para serem atribuidas a crianças carenciadas, provenientes de famílias carenciadas, cujo saldo inicial foi de 10$00, para ir juntando.
    Outro incentivo à poupança, foi por exemplo, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da poupança, a trinta e um de outubro, em que se desenvolveram, também, várias iniciativas, nomeadamente a emissão de cadernetas infantis produzidas para o efeito, como forma de incentivo á poupança. As cadernetas sobreviveram até aos nossos dias.
    Outro incentivo para a poupança são os workhops feitos nas agências, chamados Hora Poupança,que pretendiam desmistificar conceitos, promover a literacia financeira e reforçar a ideaia de que é fundamental gerar e manter poupanças.
    Trata-se sem dúvida de esclarecimentos importantes para que quer poupar para garantir o futuro dos filhos.
    Já pensou que, hoje mais do que nunca é preciso poupar algo e oferecer um presente mesmo que efêmero, que contribua para o futuro daqueles que mais gosta? Por exemplo o inicio de uma poupança. É a pensar nisso que há agências que propôem a oferta de um kit, que constitui uma experiência de poupança que lhe permite oferecer, diretamente dinheiro, para abertura ou reforço de uma conta poupança e a possibilidade de ativação dos mecanismos de poupança automática que mais se adequem ao seu benefíciário.
    Há outro método de poupar uns trocos, que é por exemplo o do arredondamento dos cartões, ou seja há cartões multibanco e de crédito que acumulam, com as compras e pagamento dos serviços do titular, e após um determinado montante pago da conta cartão, cerca de 1% a 5%, reverte para a conta à ordem. Isto significa que, quase sem se aperceber, o titular do cartão, ganha uma pequena percentagem, das compras e pagamentos das despesas que fez. Além disso pode optar pelo arredondamento, em que os crescentes podem ir para uma conta poupança.

    ¬ Responder

Comentários - A importância de uma poupança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como cuidar de Plantas de interior

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Bricolage Jardim
Como cuidar de Plantas de interior\"Rua
Cada planta tem um comportamento diferente, vou colocar aqui alguns cuidados que servem para a maioria delas.

LUZ:

Os principais erros no cultivo de plantas de interior é a falta de luz.
Se elas estiverem em locais onde não há luz suficiente, isso pode ser corrigido com a instalação de luz artificial, existe no mercado lâmpada que imitam a luz natural.


TEMPERATURA:

Mudanças bruscas de temperatura retardam e até paralisa o crescimento da planta, bem como causa a queda de folhas.


UMIDADE:

A maioria das plantas necessita de uma umidade atmosférica adequada.
Normalmente notamos que a planta não está com a umidade correta quando acontece ficarem amarelas e a queda de folhas.


IRRIGAÇÃO:

Conselhos básicos:
Uma planta em fase de crescimento vai precisar de mais água que uma que está em fase de dormência, ou já atingiu o seu tamanho adulto.
Durante a floração a planta precisa de mais água que em sua fase de crescimento
Em ambientes internos mais quentes é evidente que a planta vai precisar de mais águas que em ambientes mais frios.
Para saber qual é o momento exato de molhar, enfie o dedo no substrato, se sentir ele seco, chegou a hora

FERTILIZANTE:

Para que a planta tenha um desenvolvimento harmonioso convém usar periodicamente de fertilizantes que podem ser líquido ou sólidos.
No mercado existe a venda fertilizante com fórmulas específicas para cada planta.
Após a utilização do fertilizante regue a planta.

LIMPEZA:

Faça regularmente a limpeza de folhas secas e caule, pois elas são bastante positivas não só esteticamente como para a saúde das plantas.
Se estiver acumulada muita poeira sobre as folhas, espane, e depois passe um pano húmido
Atenção: Existe algumas espécies, que tem as folhas aveludadas, tipo a Violeta Africana, Begônia Rex, etc. que não deve ser colocada água é só usar uma escovinha bem macia.

TROCA DE VASO:

De uma maneira geral após 1 ou 2 anos as plantas de interior devem ser colocadas em vasos de tamanho maior.
Isso deve ser feito porque as raízes passam a ocupar um grande espaço e também porque o substrato vai perdendo sua composição inicial.
A época mais adequada varia de planta para planta, algumas devem ser feitas na primavera e outras quando estão na fase de repouso.
Aproveite para obterem mudas, separando brotos e dividindo touceiras.

Pesquisar mais textos:

Miguel Pereira

Título:Como cuidar de Plantas de interior

Autor:Miguel Pereira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Briana AlvesBriana

    13-10-2014 às 04:09:31

    Muito bom! É tão gratificante cuidar de plantas. A gente vê o quanto elas florescem quando são bem-cuidadas. Amei as dicas!

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    18-04-2014 às 22:36:55

    Fantástico seu texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios