Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Importãncia Da Igreja Católica

A Importãncia Da Igreja Católica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 28
A Importãncia Da Igreja Católica

Quando os povos bárbaros invadiram os territórios do Império Romano, parte da população já era cristâ.

Perante este clima de insegurança que se vivia na Europa aquando das invasões, a Igreja Católica romana parecia ser a única instituição que continuava capaz de apoiar as pessoas.
A religião dos bárbaros era politeísta, ou seja adoravam vários deuses ligados à força da Natureza, à guerra e à fecundidade.

Mas, quando se fixaram nos territórios que já estavam cristianizados, acabaram por conhecer e seguir esta religião.

Os papas e os bispos compreenderam que cristianizar os chefes bárbaros era importante e que depois de fazerem os seus reis também se iriam converter. Por isso, iniciaram uma verdadeira evamngelização, que estava a cargo dos monges dos mosteiros.

Foi por isso que o rei Clóvis, rei dos francos, Ricaredo, rei dos visigodos e Teodemiro, rei dos suevos se cristianizaram também. Com efeito, os primeiros mosteiros, surgiram no século IV, mas foi no século VI que a vida monástica se organizou, surgindo então as primeiras ordens religiosas, que faziam uma vida de acordo com as regras e crenças que orientavam a sua vida.

A primeira ordem religiosa a ser criada foi a beneditina, fundada por S.Bento de Núrsia.
Na verdade, os mosteiros eram autosuficientes, porque os monges cultivavam os alimentos e produziam os seus utensílios, para além de rezarem, copiarem livros, ensinarem e prestarem assistência a pobres, doentes, peregrinos e à população em geral.

Os mosteiros eram centros de vida cristã, polos de cultura e focos importantes de dinamização da economia, em virtude de ensinarem à população novas técnicas agrícolas, que contribuíram para a reconstrução económica das regiões da Europa.

A cristianização do mundo bárbaro fez da religião um fator de unificação da Europa, num território que estava politicamente dividido. A fim de facilitar a evangelização dos povos bárbaros, a igreja católica realizava festas e locais de culto pagãos.

Poer exemplo, algumas igrejas foram construídas em locais onde já se praticavam cultos à natureza e festas como as janeiras e as maias, que depois foram aceites pelos cristãos. Na verdade essas festas ainda hoje estão presentes e relacionadas com a igreja católica. Todos os anos se festejam festas em honra de santos, atraindo multidões de pessoas de todo o mundo.

São elas que animam muito as aldeias, vilas e cidades, apesar de terem um carater religioso e sagrado.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A Importãncia Da Igreja Católica

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 28

776 

Comentários - A Importãncia Da Igreja Católica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios