Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Guerra Fria

A Guerra Fria

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
A Guerra Fria

A guerra fria consiste no período que se procedeu após a Segunda Guerra Mundial e no qual teve como característica a divisão implícita do mundo político entre socialismo e capitalismo. Com as super potências Estados Unidos e União Soviética, houve um gigante período de desenvolvimento tecnológico e armamentista, provocando um grande clima tensão.
Todos os laços intermediados pela ONU, criada em 1945, não apaziguaram os países, e a guerra continuou, mesmo que indiretamente.

Até a vida dos civis acabou sendo afetada, e neste cenário, as agências de inteligência CIA (Central Intelligence Agency) e KGB (омитет государственной безопасности) tiveram papel fundamental em suas respetivas sociedades.
No lado ocidental, os Estados Unidos tomaram como medida preventiva a Aliança da Boa Vizinhança com os países da América Latina. Iniciada no início dos anos 40, ela previamente promovia o intercâmbio de intelectuais para homogeneizar os ideais capitalistas entre os países. Mas a aliança aos poucos foi tomando outras áreas, como a economia e desenvolvimento.




Na mesma época a “terra do tio San” promoveu a caça de todos e quaisquer intelectuais ou pessoas públicas que dessem indícios de terem ideais esquerdistas. Esta posição conservadora apareceu novamente algumas décadas depois, em países que foram governados por ditaduras.
Com o avanço do domínio da União Soviética em países do oriente os Estados Unidos mudaram sua política externa. Em 1947 o presidente, Harry S. Truman definiu linhas de defesa para a “proteção” da democracia e do capitalismo no ocidente. Seguiu-se então o Plano Marshall, que deu ajuda aos países capitalistas entre 1950 e 1960 para a reconstrução de seus países, e o estabelecimento de alianças comerciais. Reino Unido, França e Inglaterra obtiveram boa ajuda financeira neste período.

O Plano Marshall disseminou a cultura capitalista e enfraqueceu a socialista na Europa, com exceção da Grécia e Espanha, que estavam em um período de ditadura, e Portugal, que na época estava sob o regime salazarista. A partir destas alianças nasceu o Tratado de Roma, em 1957, assinada pela Alemanha, França, Bélgica, Itália, Países Baixos e Luxemburgo. O tratado de Roma, constituiu a Comunidade Europeia, e possibilitou a expansão econômica da região, e a integração de trocas comerciais.

Wallace Randal

Título: A Guerra Fria

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 10

657 

Comentários - A Guerra Fria

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios