Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Decisão de Não Ter Filhos

A Decisão de Não Ter Filhos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
A Decisão de Não Ter Filhos

Vivemos numa sociedade em que as escolhas são múltiplas e livres. Entre famílias monoparentais, a ter dois pais ou duas mães, a viver numa grande família ou até mesmo viver uma semana com o pai e outra com a mãe, as famílias Portuguesas mudaram os seus hábitos tradicionais nos últimos anos. Acima de tudo, harmonia familiar e conceito de família e respeito. Desta forma os valores morais poderão estar assegurados e essa será a base saudável de qualquer ser humano. Mas se falamos de famílias com pais, filhos, avós e netos, o que acontece quando a família são só dois, por opção?

São cada vez mais os casais que por opção (e não por uma situação de impossibilidade) não têm filhos. Apesar desta situação ser legitima, pois a liberdade da vida de cada um permite-nos a qualquer escolha, até que ponto a sociedade não acha estranho e de certa forma julga quem faz esta opção de vida?

Muitos são os casos em que os casais que não querem filhos, são consideradas pessoas egoístas pelo simples facto de não quererem dividir a atenção e a vida com um filho.
O preconceito é muito maior do que o que se possa imaginar e os valores do casal que não quer ter filhos, são colocados em causa de forma estranha mas real.

Surgem inclusivamente perguntas sobre a esterilidade de um dos membros do casal e inúmeras questões sobre a saúde da vida familiar.

Os casais que não querem filhos são postos em causa em vários aspetos e inclusivamente descriminados. Considerar prioridades na nossa vida e estarmos certos delas é uma atitude coerente e equilibrada e há quem considere que atos egoístas, é ter filhos e não lhes dar a atenção, espaço e carinho necessários.

Casais que não querem ser pais estão conscientes que ao terem filhos, o essencial para o seu desenvolvimento poderia não ser o necessário e o saudável. Consideram que as suas energias e objetivos, devem ser concretizados de outras formas e não pela forma de serem pais.

Há que respeitar as escolhas conscientes de cada um e se a decisão for a de não ter filhos, porquê julgar? Quem contribui para uma sociedade ativa e saudável, com ou sem filhos, merece respeito e não descriminação.


Carla Horta

Título: A Decisão de Não Ter Filhos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    31-08-2014 às 22:05:22

    Decidi desde novinha em não ter filhos. Uma decisão que após 15 anos ainda não mudou. Está a cada dia mais difícil educar uma criança com valores na sociedade tão invertidos. É um desafio. Mas, independente de tudo isso, minha escolha está tão viva, forte quanto aos anos que já se passaram. Estou feliz e realizando meus sonhos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    17-09-2012 às 15:53:05

    Ter filhos é hoje para a mulher uma opção. Pode parecer descabido que esteja a lembrar o que é, para as jovens mulheres da minha geração, um dado adquirido. No entanto, muitos tendem a esquecer que até à pouco tempo ter filhos não era uma escolha para a mulher média, era sim uma etapa da vida que davam como certa desde meninas, pela qual ansiavam, porque essa ideia lhes fora inculcada por mães e avós.

    ¬ Responder

Comentários - A Decisão de Não Ter Filhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios