Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Criminologia

A Criminologia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
A Criminologia

A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e as suas causas, da vítima, do controlo social do ato criminoso, assim como a personalidade do criminoso e da maneira de inseri-lo na sociedade.

Etimologicamente, o termo deriva do latim crimino e do grego logos. É uma ciência empírica e interdisciplinar. É empírica porque baseia-se na experiência da observação, nos factos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas como, a biologia, a sociologia, o direito, entre outras.

Enquanto ciência, a criminologia possuiu objeto próprio e um rigor de método que inclui a necessidade de experimentação. Ainda que interdisciplinar, a criminologia também é uma ciência autónoma.

O objeto da criminologia é o crime, o criminoso, os mecanismos de controlo social que atuam sobre o crime e a vítima.

A relevância da criminologia reside no facto de que não existe sociedade sem crime. Ela contribui para o crescimento do conhecimento científico com uma abordagem adequada do fenómeno criminal.

Os estudos em criminologia têm como finalidade determinar a etiologia do crime, fazer uma análise da personalidade e conduta do criminoso para que se possa puni-lo de forma exemplar e justa.

Entre as áreas de estudo mais próximas da criminologia temos: Direito Penal sanciona por excelência, caracterizando os delitos e, através de normas rígidas, prescreve que tem como objetivo levar o indivíduo a evitar essas condutas; Direito Processual Penal, a criminologia fornece os elementos necessários para que se estipule o adequado tratamento do réu; Direito Penitenciário permite o correto e eficaz tratamento e integração na sociedade do preso; Psicologia Criminal demonstra a dimensão individual do ato criminoso, estudando a personalidade do criminoso, orientando a criminologia; Antropologia Criminal é o estudo do homem na sua história, na sua totalidade; Sociologia Criminal demonstra que a personalidade criminosa resulta de influências psicológicas e do meio social; Ciências Biológicas fornecem os elementos naturais e orgânicos que influenciam ou determinam a conduta do criminoso; Vitimologia estuda a vítima e a sua relação com o crime e o criminoso; Criminalista é o ramo do conhecimento que cuida da dinâmica de um crime. Estuda os fatores técnicos de como um crime aconteceu. Há um setor especializado da polícia destinado a essa área; Ciências Económicas estudam o crime a partir de instrumentos analíticos racionalistas.


Daniela Vicente

Título: A Criminologia

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

657 

Comentários - A Criminologia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios