Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A arte rupestre

A arte rupestre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 56
Comentários: 2
A arte rupestre

Os primeiros desenhos feitos pelo homem, segundo os relatos de testemunhos,datam dos nossos antepassados do Paleolítico, ou idade da pedra. Com efeito a idade da pedra diz respeito ao peróiodo da Pré-História,em que se vivia apenas da caça e da pesca.

Mas, na verdade os caçadores e recoletores já conheciam a arte, que se comprova ser graciosa e com belas pinturas e gravuras nas paredes dos tetos das grutas e cavernas. A beleza destas representações é de fato admirável e ainda hoje existem vestígios delas.

Na Europa existem muitos testemunhos de arte parietal em vários países, sendo os mais numerosos na Península Ibérca e na França. Em Portugal, os seus bvestígios podem ainda encontrar-se nas gravuras do vale do Coa, a mais importante do mundo, deste género, e nas pinturas da gruta do escoural, em Montemor-o-Novo.

Considera-se que o primeiro conjunto de pinturas rupestres, de alguma extensão foi descoberto na caverna de Altamira, em Espanha, em 1979. A beleza dos desenhos antigos sucitou dúvidas sobre a possibilidade de terem sido feitas pelo homem do paleolítico.

Mas, na verdade, segundo estudos realizados depois, chegou-se à conclusão de que as pinturas já tinham sido feitas há 15 ou 12 mil anos. Quem conhece a caverna de Altamira, sabe que ela é relativamente pequena, com cerca de 270 metros de largura.

Tem uma enorme sala de pintura no teto, apelidade de " a capela Sistina da Pré-História", por associar com a beleza das pinturas existentes na capela do vaticano, em Roma. Além desta sala tem uma zona conhecida como vestíbulo e os desenhos retratam animais de grande porte como o bisonte, o javali e cervos.

As cores são de uma vivacidade de cores muito belas, onde se destaca o vermelho, o amarelo, o preto e o dourado. As cores conferem uma sensação de movimento e volume, bastante real, tanto para os animais como para outras cenas que eles retratavam.

É evidente que estes homens do paleolítico, retratavam nas suas pinturas, cenas da vida diária, de caça, pesca, frutos e ainda a sua religiosidade. Esta era ccomo se sabe, politeísta, por adorarem as em especial as forças da natureza, como pedras etc.

O interesse desta arte desde sempre sucitou grande admiração a tem atraído centenas de milhares de visitantes, desde a sua descoberta. Estas duaas grutas de vestígios de arte não são ínicas, no entanto são as que mais gente atrai.

Como o interior das grutas não tinha luz os artistas recorriam ao uso de luz artificial, com lamparinas ou archotes, para as fazerem.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A arte rupestre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 56

811 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    31-08-2014 às 17:21:20

    Muito interessante essa arte rupestre, bem legal!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:50:10

    A arte rupestre é originária da Pré-História e retrata a vida do dia-a-dia dos hominídeos.Estes homens pintavam cenas de caça e de pesca, frutos e animais de grande porte, rena e cavalo.Como não tinham tintas e pincel pintavam com a mão e com o sangue dos animais que caçavam.

    ¬ Responder

Comentários - A arte rupestre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios