Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A arte rupestre

A arte rupestre

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 56
Comentários: 2
A arte rupestre

Os primeiros desenhos feitos pelo homem, segundo os relatos de testemunhos,datam dos nossos antepassados do Paleolítico, ou idade da pedra. Com efeito a idade da pedra diz respeito ao peróiodo da Pré-História,em que se vivia apenas da caça e da pesca.

Mas, na verdade os caçadores e recoletores já conheciam a arte, que se comprova ser graciosa e com belas pinturas e gravuras nas paredes dos tetos das grutas e cavernas. A beleza destas representações é de fato admirável e ainda hoje existem vestígios delas.

Na Europa existem muitos testemunhos de arte parietal em vários países, sendo os mais numerosos na Península Ibérca e na França. Em Portugal, os seus bvestígios podem ainda encontrar-se nas gravuras do vale do Coa, a mais importante do mundo, deste género, e nas pinturas da gruta do escoural, em Montemor-o-Novo.

Considera-se que o primeiro conjunto de pinturas rupestres, de alguma extensão foi descoberto na caverna de Altamira, em Espanha, em 1979. A beleza dos desenhos antigos sucitou dúvidas sobre a possibilidade de terem sido feitas pelo homem do paleolítico.

Mas, na verdade, segundo estudos realizados depois, chegou-se à conclusão de que as pinturas já tinham sido feitas há 15 ou 12 mil anos. Quem conhece a caverna de Altamira, sabe que ela é relativamente pequena, com cerca de 270 metros de largura.

Tem uma enorme sala de pintura no teto, apelidade de " a capela Sistina da Pré-História", por associar com a beleza das pinturas existentes na capela do vaticano, em Roma. Além desta sala tem uma zona conhecida como vestíbulo e os desenhos retratam animais de grande porte como o bisonte, o javali e cervos.

As cores são de uma vivacidade de cores muito belas, onde se destaca o vermelho, o amarelo, o preto e o dourado. As cores conferem uma sensação de movimento e volume, bastante real, tanto para os animais como para outras cenas que eles retratavam.

É evidente que estes homens do paleolítico, retratavam nas suas pinturas, cenas da vida diária, de caça, pesca, frutos e ainda a sua religiosidade. Esta era ccomo se sabe, politeísta, por adorarem as em especial as forças da natureza, como pedras etc.

O interesse desta arte desde sempre sucitou grande admiração a tem atraído centenas de milhares de visitantes, desde a sua descoberta. Estas duaas grutas de vestígios de arte não são ínicas, no entanto são as que mais gente atrai.

Como o interior das grutas não tinha luz os artistas recorriam ao uso de luz artificial, com lamparinas ou archotes, para as fazerem.


Teresa Maria Batista Gil

Título: A arte rupestre

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 56

811 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    31-08-2014 às 17:21:20

    Muito interessante essa arte rupestre, bem legal!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 14:50:10

    A arte rupestre é originária da Pré-História e retrata a vida do dia-a-dia dos hominídeos.Estes homens pintavam cenas de caça e de pesca, frutos e animais de grande porte, rena e cavalo.Como não tinham tintas e pincel pintavam com a mão e com o sangue dos animais que caçavam.

    ¬ Responder

Comentários - A arte rupestre

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios