Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > A Adoção em Portugal

A Adoção em Portugal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 1
A Adoção em Portugal

A adoção é um extraordinário ato de amor. Independentemente dos motivos que levam alguém a adotar uma criança, este ato demonstra uma enorme vontade em receber para si alguém a quem dará um amor incondicional, tornando-o num filho à séria.

Se sentimentalmente se julga capaz de adotar e se essa vontade o leva a avançar com o processo, saiba que existem algumas questões que deve saber e ver esclarecidas. Estar informado é fundamental.

O processo de adoção inclui 3 entrevistas para uma avaliação psicossocial dos candidatos, mas em alguns casos, inclui também a frequência em algumas ações de formação. Estas ações de formação têm por objetivo expor casos práticos e reais sobre a adoção e são fundamentais na altura de receber o novo membro da família. Nestas ações que na maioria são feitas em grupo, debatem-se temas importantes, mas principalmente partilham-se dúvidas e ansiedades e aproxima os candidatos que percebem aqui que não são caso único em Portugal.

Quando a candidatura é apresentada, e ultrapassada a fase de avaliação sendo selecionado como candidato, o seu nome é integrado numa lista nacional de candidatos á adoção. Apesar de se tratar de uma lista, a sua ordem não significa se tenha tirado senha para a adoção. Receber uma criança para adotar vai depender de uma enorme variedade de fatores de forma a “ligar” os pais adotivos e a criança.

Quando se adota uma criança, a Lei Portuguesa dá direitos aos pais adotivos e à criança. Quanto à licença de adoção, os pais têm direitos idênticos aos da maternidade (desde que a criança tenha uma idade inferior a 15 anos). 120 Dias gozados por um dos adotantes e pagos a 100% pelo estado, na eventualidade de ser uma criança. Se adotar mais do que uma, acrescem mais 30 dias.

Levar a criança para casa não significa que o processo está concluído, pois é-lhe emitido um Certificado de Pré-adoção emitido pela Segurança Social e que tem a duração de 6 meses. Todo este tempo o processo é acompanhado por uma equipa que visitará a nova família 3 ou 4 vezes durante este período.

É no final deste tempo que será feito um relatório tendo em conta as visitas feitas e a evolução do equilíbrio familiar. Só com estes resultados positivos terá direito á adoção. Nesta altura os pais adotivos devem requerer a adoção plena da criança no Tribunal de família e de Menores da sua zona de residência.


Carla Horta

Título: A Adoção em Portugal

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

663 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 10:58:43

    Encaro a adoção, como princípio, como um ato altruísta, especialmente quando vem de pessoas que, não a encarando como a única alternativa à conceção de uma criança que não conseguem levar a cabo (uma motivação inteiramente legítima) adotam, por vezes já tendo filhos biológicos, apenas com o intuito de dar àquela criança uma vida mais digna. Lamento apenas a existência de adotantes que idealizam a criança perfeita, chegando a devolvê-la se não corresponde às expectativas.

    ¬ Responder

Comentários - A Adoção em Portugal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios