11 dicas para poupar na sua factura energética
- A primeira é que com isso irá poupar dinheiro na sua factura energética todos os meses;
- E a segunda é que irá estar a contribuir para a preservação do meio ambiente, fazendo com que os seus filhos herdem um mundo melhor e mais limpo.
Dicas para poupar na sua factura energética:
- Isole convenientemente todas as portas e janelas. Estima-se que com este simples acto você poderá poupar cerca de 30% em custos de aquecimento.
- Programe a temperatura do seu ar condicionado de forma equilibrada. Afinal de contas, você não precisa de estar numa “sauna” no Inverno e num “frigorífico” nos meses de Verão.
- Plante árvores e outro tipo de vegetação em redor da sua habitação. Dessa forma, obterá sombra nos dias de calor e protecção nos dias rigorosos de Inverno, o que irá ajudar a manter a temperatura da habitação mais estável.
- Sempre que possível seque a roupa num estendal, evitando assim ter de recorrer à máquina de secar.
- De Inverno, abra os estores e as cortinas para deixar entrar a luz e calor do sol, que irá aquecer as divisões.
- De Verão, abra as janelas de manhã cedo para deixar entrar o ar fresco. Não se esqueça de fechá-las quando o dia começar a aquecer.
- Feche as portas e aberturas para as divisões não utilizadas da sua casa (por exemplo quartos vazios). Dessa forma, irá poupar no aquecimento.
- Isole as canalizações de água. Dessa forma irá economizar até 35% nos custos de aquecimento da água.
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas económicas). Estas consomem até 75% menos energia.
- Lave a roupa em água morna ou fria. Utilize o ciclo quente apenas quando for estritamente necessário. E claro, coloque a máquina a lavar apenas quando tiver a carga completa.
Se seguir estas e outras dicas do género, no final do mês irá certamente ter uma surpresa agradável ao olhar para a sua factura energética.