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Wagner e o antissemitismo

Categoria: Música
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Wagner e o antissemitismo

O tão propalado antissemitismo do compositor Richard Wagner, serviu de base para Hitler, começar uma revolução na cultura alemã. Se Wagner fosse vivo por essa época, creio que não concordaria com os métodos de extermínio de Hitler. Wagner podia ser antissemita, mas apenas no sentido cultural da coisa. Ele não gostava das óperas, nem das obras de outros autores, era muito focado em si mesmo e em sua terra natal. Não sabia viver em outro lugar..

detestava Paris, Londres.. ele queria estar para sempre na Alemanha.
Wagner nasceu em um quarteirão judeu em Leipzig, em 22 de maio de 1813 e lá viveu ao menos por 13 anos. As críticas de Wagner em relação ao judeus e que acabou descambando em antissemitismo, dizia respeito a não inclusão pelos judeus dos costumes alemães em sua vida ordinária. Ele era realmente cruel em seus ataques aos judeus e suas influências sobre a cultura alemã.

Nacionalista exacerbado, Wagner, destilava críticas venenosas a eles, escrevendo ensaios onde falava coisas do tipo "ex-canibais, agora treinados para ser agentes de negócios da sociedade". Ainda na visão de Wagner, os judeus haviam corrompido a língua do país onde viviam há centenas de gerações. Segundo Wagner, a sua natureza, tornava-os incapazes de penetrar a essência das coisas.

Mas, críticas ácidas assim, eram dirigidas particularmente aos compositores judeus Giacomo Meyerbeer e Felix Mendelssohn, que, antes de tudo, eram seus rivais. Wagner, achava que os judeus que viviam na Alemanha deveriam abandonar a prática do Judaísmo e incorporar o modo de vida alemão. Por toda a vida, Wagner teve amigos e colaboradores judeus. Uma pena que sua obra tenha sido redirecionada pelos nazistas, como prelúdio musical, trilha sonora fatal do extermínio de raças e povos inteiros, com a desculpa de serem eles, os arianos, os senhores do Ragnarock.

A nora de Wagner, Winifred, casada com Sigfried, filho de Wagner, o responsável pelo seu legado, é que era nazista de carteirinha, surgindo até alguns rumores de que ela mantinha um conluio romântico com Hitler. Infelizmente, após a morte de Sigfried, todo o legado de Wagner foi parar nas mãos de Winifred e por causa dela, a casa dos Wagner, em Bareyuth, tornou-se o centro de peregrinação de Hitler, recebendo por isso, apoio do governo e isenção de impostos.

Winifred, apesar de sua ligação estreita com Hitler, negou qualquer relação com o partido nazista, coisa que não acredito, ela professava as mesmas crenças do líder Nazista e facilitou suas entrevistas com a Inglaterra, servindo como tradutora.

Richard Wagner (1813-1883)


Sayonara Melo

Título: Wagner e o antissemitismo

Autor: Sayonara Melo (todos os textos)

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Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

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Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

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Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

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