Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Instrumentos musicais populares – O Triângulo

Instrumentos musicais populares – O Triângulo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 362
Comentários: 14
Instrumentos musicais populares – O Triângulo

O triângulo (vulgarmente conhecido por “ferrinhos”) é um instrumento de percussão popular e é basicamente uma barra de aço fina dobrada na forma de um triângulo equilátero, e com o canto esquerdo aberto.

O instrumento usual de orquestra mede entre 15 e 18 centímetros de cada lado, embora ocasionalmente alguns compositores possam pedir formas maiores ou menores. O triângulo é tocado com um “batedor” feito do mesmo metal que a barra original, sendo que para sons mais suaves é usada uma baqueta.

O triângulo foi primeiramente documentado no século 10. Nos primórdios da sua história, foi usado nas celebrações da igreja e por isso era frequentemente associado com a arte religiosa.

Os primeiros triângulos não tinham a “parte final aberta" e, geralmente, tinham até cinco anéis de metal roscados no instrumento. Os anéis libertavam um som estridente grosseiro. Este estilo de triângulo sobreviveu até meados do século 19, altura em que foi substituído pelo modelo que hoje conhecemos.

No final do século 18, o triângulo era utilizado na orquestra somente para efeitos especiais excecionais. À medida que o século 19 avançava, o instrumento foi gradualmente aceite como um “membro” regular da orquestra.

De referir que não há nenhum substituto para o som original do triângulo.

Como funciona o Triângulo?

O triângulo deve ser segurado por um ou mais dedos, através de uma alça fina de nylon ou de uma tira de couro, e o batimento é realizado do outro lado. Se o músico se deparar com uma sequência difícil de notas, podem ser usados dois batedores. Neste caso, o triângulo deve estar suspenso de forma independente, para que o músico possa usar as duas mãos.

É muito importante que o instrumento não seja tocado por nada, enquanto soa, pois isso iria “travar” as vibrações e amortecer a resposta. Normalmente, o triângulo é tocado do lado externo, embora para tocar música mais suave se possa também usar o lado de dentro, ou seja o ângulo fechado.


Carlos Vieira

Título: Instrumentos musicais populares – O Triângulo

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 362

786 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-05-2014 às 19:13:42

    Hoje em dia há bastantes instrumentos criados a partir da criatividade das pessoas. Esse triângulo como instrumento já bem usado e o é até hoje.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • fernanda

    20-08-2013 às 18:26:45

    gostei muito sobre 0 comentario só fautol quem crior.

    ¬ Responder
  • ana jacintho

    17-07-2013 às 13:25:57

    o texto não me ajudou na pesquisa

    ¬ Responder
  • emilly

    24-05-2013 às 20:55:19

    o triangulo e usado na orquestra

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojuliana

    05-05-2013 às 20:27:58

    uma dica: primeiro aprendam a ler e escrever, só depois conseguirão fazer uma boa pesquisa.

    nunca vi tanto erro.
    paciência!

    ¬ Responder
  • luuisa kawaii

    10-04-2013 às 10:47:23

    Eu e minha mae limos e relimos e chegamos a comclosao que vou usar esse texto como trabalho de musica

    ¬ Responder
  • paula

    27-02-2013 às 17:33:36

    Eu estou a hum bom tempo tentando achar e so agora consigui.

    ¬ Responder
  • Angelica

    27-10-2012 às 16:47:24

    gostei do site mas acho q falta um pouco mais de informacoes e alguma curiosidade sobre o instrumento

    ¬ Responder
  • -E noís '

    14-09-2012 às 22:46:38

    Gostamos muiito , num tendo outro serve...
    kkk
    Naum gostamos , tiramos um zero bem redondinho no trabalho por causa disso @@@



    xau ate nunca mais '

    ¬ Responder
  • Giselle estefane .patrycinha

    20-08-2012 às 18:18:05

    ai esse coisa e muito bom mais achei ruim algumas partes assinado patrycinha chamosinha

    ¬ Responder
  • julia

    20-08-2012 às 02:35:48

    nao gostei)por que nao mostra o pais que foi inventado

    ¬ Responder
  • maria luisamaria luisa

    20-06-2010 às 17:33:25

    eu concordei com algumas coisas nem com tudo !!!

    ¬ Responder
  • Maria LuizaMaria Luiza

    13-04-2010 às 22:45:33

    concordo com a ultima pessoa mas ñ sei ñ viu

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopeddo do carmo

    13-04-2010 às 00:06:24

    gostei muito desse tema pois é o unico que eu achei, mas se tivesse outro conserteza seria melhor

    xau
    peddo do carmo (n gostei)

    ¬ Responder

Comentários - Instrumentos musicais populares – O Triângulo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios