Gravadores multipistas
Foi o conceituado guitarrista Les Paul que conseguiu conceber um sistema que resultou no primeiro gravador de oito pistas.
Com os gravadores multipistas, houve uma evolução que permitiu separar e diferenciar os diferentes intervenientes na composição, sejam estas de cantores ou de instrumentos.
O processo consiste em gravar os instrumentos separadamente ou ao mesmo tempo, de modo a que os sons possam ser manipulados individualmente com vista aos resultados desejados.
Assim, o artista tem total poder sobre a música e pode alterá-la como lhe aprouver melhor. É este método que permite a bandas com poucas pessoas na sua formação terem os mais variados instrumentos.
A gravação multipistas permite também a possibilidade de fazer remixes, tanto pelo artista como por um DJ, uma vez que consegue separar uma determinada para a execução de um sample.
Apesar de ser visto por muitos como um meio para adulterar uma determinada canção, a grande maioria usa este instrumento como um complemento bastante valioso para a execução de um determinado trabalho.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
14-05-2014 às 19:43:16Que impressionante esses gravadores multipistas, adorei saber dessas informações. Eu mesma, nem sabia sobre que poderia fazer várias gravações, muito bom!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia