Fado – O Significado
Se em décadas anteriores, Amália foi o grande expoente deste género musical, hoje em dia Mariza segue-lhe as pisadas. O maior guitarrista de fado português de todos os tempos foi, sem qualquer tipo de dúvida, Carlos Paredes.
O fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas: a de Lisboa, mais castiça e vadia e a escola de Coimbra, mais sentida, chorosa e saudosista.
Não se sabe ao certo qual é a origem do fado, mas o maior consenso gira à volta da teoria de que este teria nascido a partir do cântico dos Mouros. Uma outra teoria também muito aceite é a de que este género musical provém do Lundum, música dos escravos brasileiros que chegavam de barco a Lisboa. A outra teoria sobre o nascimento do fado remonta à época dos Trovadores e dos Jograis, em que se considera que o fado é uma consequência direta das cantigas de amigo.
Todas estas teorias servem o facto de que o fado tem início em Lisboa, tendo sido depois transportado para Coimbra pelos estudantes universitários, que o moldaram e fizeram com que adquirisse características bem diferentes.
Coimbra sempre foi um centro cultural e não seria de estranhar que daí surgisse um género muito particular de fado. Sendo esta cidade um ponto de passagem entre jograis, estudantes ou feirantes, o ponto de encontro era a praça pública, onde a expressão musical atingia o seu expoente máximo. De entre todos os amores e encantos cantados por Coimbra, o fado dos grupos de estudantes sempre foi o mais reconhecido. Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?
Lisboa sempre foi um ponto de confluência nacional e internacional. O fado de Lisboa sempre foi um pouco mais vadio, mais escondido.
As casas de fado são os espaços recônditos onde se pede o beijo, onde se insulta o parceiro ou onde se pede sempre um pouco mais.
Amália retratou o espírito português ao levar o fado a todos os continentes. Hollywood, o regime comunista da União Soviética e o Brasil, entre outros locais, fizeram parte do roteiro. Foi a sua estranha forma de vida que levou o fado ao mundo inteiro...
Também vai gostar:
Comentários ( 9 ) recentes
- André Belacorça
10-10-2012 às 01:45:23Fado, fado, fado, o doce encanto português, tenho orgulho em ser português, em ter o fado como representante do nosso país, é da nossa origem, simplesmente encantador e conhecido como património nacional, já demonstrado em vários países, este estilo único canta e encanta qualquer um que desfrute dele seja onde for, com quem for.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
04-10-2012 às 09:14:20O fado encanta e eleva os sentimentos de quem o escuta.Todas as letras do fado têm um cunho sentimental muito grande e despera os sentimentos de quem não sente.Apesar de ser muito antigo, o fado é ainda hoje muito apreciado e alvo de encontros especiais, com fado especial.Ele está ligado a uma tradição antiga, com uma enorme nobreza de sentimentos e emoções.
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
01-10-2012 às 22:51:25Não conhecia o significado e nem o que representa a palavra fado. Como é interessante descobrir outras culturas, nomes, histórias de países diferentes da nossa origem. Isso nos abre os horizontes, vemos a diversidade de coisas ao nosso redor, o que torna a vida mais dinâmica, agradável e feliz. Fado para mim será uma das atrações em que eu gostaria de ver quando visitar Portugal, pois é bem típico da região. Como adoro coisas novas!
¬ Responder - Daiany Nascimento
01-10-2012 às 17:22:58Olá autor, Luis. Eu sou do Brasil e, portanto não conhecia o Fado e seu significado. Mas, gostei bastante de seu texto, muito informativo e interessante. Particularmente, eu gosto de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, é interessante saber a origem de determinadas tradições que ficam muito populares em um país, como parece ser o Fado em Portugal. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pela escolha deste tema e por abordar bem.
¬ Responder - Nilson Uemoto
28-09-2012 às 17:24:47O que é legal nesse mundo é que cada país e cada povo tem suas características únicas e uma história e cultura próprias.Em Portugal temos o Fado,que representa toda a cultura musical de Portugal e esse genero ultrapassa fronteiras,aqui no Brasil os descendentes de portugueses ajudaram a espalhar a cultura do Fado e muitos brasileiros se renderam a essa maravilha cultural de Portugal.Viva a diversidade que faz desse mundo um lugar interessante para se viver.
¬ Responder - Sofia Nunes
26-09-2012 às 17:04:15É sintomático da qualidade do fado como um estilo de música que canta o destino e a saudade a afirmação, que já ouvi a muitos apreciadores do mesmo, de que o fado “verdadeiro” é o fado triste, melancólico, que quase parece mais chorado que cantado. Pessoalmente, e porque acho que a vida em si já tem demasiadas tristezas, prefiro músicas mais alegres, ou pelo menos que apelem mais a sentimentos positivos, em detrimento do fado.
¬ Responder - André Belacorça
25-09-2012 às 18:39:35Fado, um grandioso nome português ligado inteiramente à música, este sim, é uma maravilha de Portugal, uma História rica portuguesa, que tanta gente aprecia, nacionalmente como internacionalmente, esta beleza canta e encanta o Mundo, de geração em geração. Obrigado fadistas.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
25-09-2012 às 13:47:47O fado e diferente das demais músicas porque expressa mais os sentimentimentos de uma época, mais remota.O fado exprime a alma do fadista e tudo o que está relacionado com os sentimentos mais puros.Contudo há fados bem diferentes, desde o fado vadio, a desgarrada, o fado de Lisboa, de coimbra e outros mais ou menos populares.
¬ Responder - luisa pinto
08-02-2012 às 18:59:30é mesmo iso galero
¬ Responder