Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Fado – O Significado

Fado – O Significado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 76
Comentários: 9
Fado – O Significado

O fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrínseco de destino, saudade. É esta última a palavra mais portuguesa de todas que, em qualquer língua para que se tente traduzir, não existe uma correspondência exata.

Se em décadas anteriores, Amália foi o grande expoente deste género musical, hoje em dia Mariza segue-lhe as pisadas. O maior guitarrista de fado português de todos os tempos foi, sem qualquer tipo de dúvida, Carlos Paredes.

O fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas: a de Lisboa, mais castiça e vadia e a escola de Coimbra, mais sentida, chorosa e saudosista.

Não se sabe ao certo qual é a origem do fado, mas o maior consenso gira à volta da teoria de que este teria nascido a partir do cântico dos Mouros. Uma outra teoria também muito aceite é a de que este género musical provém do Lundum, música dos escravos brasileiros que chegavam de barco a Lisboa. A outra teoria sobre o nascimento do fado remonta à época dos Trovadores e dos Jograis, em que se considera que o fado é uma consequência direta das cantigas de amigo.

Todas estas teorias servem o facto de que o fado tem início em Lisboa, tendo sido depois transportado para Coimbra pelos estudantes universitários, que o moldaram e fizeram com que adquirisse características bem diferentes.

Coimbra sempre foi um centro cultural e não seria de estranhar que daí surgisse um género muito particular de fado. Sendo esta cidade um ponto de passagem entre jograis, estudantes ou feirantes, o ponto de encontro era a praça pública, onde a expressão musical atingia o seu expoente máximo. De entre todos os amores e encantos cantados por Coimbra, o fado dos grupos de estudantes sempre foi o mais reconhecido. Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?

Lisboa sempre foi um ponto de confluência nacional e internacional. O fado de Lisboa sempre foi um pouco mais vadio, mais escondido.
As casas de fado são os espaços recônditos onde se pede o beijo, onde se insulta o parceiro ou onde se pede sempre um pouco mais.

Lisboa é noite, é a vida aziaga, são os beijos na esquina. Coimbra é a paixão, é a saudade. Foram estas as diferenças na evolução natural que o fado levou.

Amália retratou o espírito português ao levar o fado a todos os continentes. Hollywood, o regime comunista da União Soviética e o Brasil, entre outros locais, fizeram parte do roteiro. Foi a sua estranha forma de vida que levou o fado ao mundo inteiro...


Luís Seco Passadouro

Título: Fado – O Significado

Autor: Luís Seco Passadouro (todos os textos)

Visitas: 76

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    10-10-2012 às 01:45:23

    Fado, fado, fado, o doce encanto português, tenho orgulho em ser português, em ter o fado como representante do nosso país, é da nossa origem, simplesmente encantador e conhecido como património nacional, já demonstrado em vários países, este estilo único canta e encanta qualquer um que desfrute dele seja onde for, com quem for.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 09:14:20

    O fado encanta e eleva os sentimentos de quem o escuta.Todas as letras do fado têm um cunho sentimental muito grande e despera os sentimentos de quem não sente.Apesar de ser muito antigo, o fado é ainda hoje muito apreciado e alvo de encontros especiais, com fado especial.Ele está ligado a uma tradição antiga, com uma enorme nobreza de sentimentos e emoções.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    01-10-2012 às 22:51:25

    Não conhecia o significado e nem o que representa a palavra fado. Como é interessante descobrir outras culturas, nomes, histórias de países diferentes da nossa origem. Isso nos abre os horizontes, vemos a diversidade de coisas ao nosso redor, o que torna a vida mais dinâmica, agradável e feliz. Fado para mim será uma das atrações em que eu gostaria de ver quando visitar Portugal, pois é bem típico da região. Como adoro coisas novas!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:22:58

    Olá autor, Luis. Eu sou do Brasil e, portanto não conhecia o Fado e seu significado. Mas, gostei bastante de seu texto, muito informativo e interessante. Particularmente, eu gosto de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, é interessante saber a origem de determinadas tradições que ficam muito populares em um país, como parece ser o Fado em Portugal. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pela escolha deste tema e por abordar bem.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 17:24:47

    O que é legal nesse mundo é que cada país e cada povo tem suas características únicas e uma história e cultura próprias.Em Portugal temos o Fado,que representa toda a cultura musical de Portugal e esse genero ultrapassa fronteiras,aqui no Brasil os descendentes de portugueses ajudaram a espalhar a cultura do Fado e muitos brasileiros se renderam a essa maravilha cultural de Portugal.Viva a diversidade que faz desse mundo um lugar interessante para se viver.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    26-09-2012 às 17:04:15

    É sintomático da qualidade do fado como um estilo de música que canta o destino e a saudade a afirmação, que já ouvi a muitos apreciadores do mesmo, de que o fado “verdadeiro” é o fado triste, melancólico, que quase parece mais chorado que cantado. Pessoalmente, e porque acho que a vida em si já tem demasiadas tristezas, prefiro músicas mais alegres, ou pelo menos que apelem mais a sentimentos positivos, em detrimento do fado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:39:35

    Fado, um grandioso nome português ligado inteiramente à música, este sim, é uma maravilha de Portugal, uma História rica portuguesa, que tanta gente aprecia, nacionalmente como internacionalmente, esta beleza canta e encanta o Mundo, de geração em geração. Obrigado fadistas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 13:47:47

    O fado e diferente das demais músicas porque expressa mais os sentimentimentos de uma época, mais remota.O fado exprime a alma do fadista e tudo o que está relacionado com os sentimentos mais puros.Contudo há fados bem diferentes, desde o fado vadio, a desgarrada, o fado de Lisboa, de coimbra e outros mais ou menos populares.

    ¬ Responder
  • luisa pintoluisa pinto

    08-02-2012 às 18:59:30

    é mesmo iso galero

    ¬ Responder

Comentários - Fado – O Significado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios