Estilo Grunge – Musica alternativa
Guitarra Portuguesa, Cavaquinho Brasileiro, Gaita de Foles entre tantos outros instrumentos fazem e caracterizam estilos de música, mas o casamento perfeito entre vários instrumentos em comunhão com vozes inconfundíveis fazem bandas que fazem história.
Quando já muito se achava que não se podia inventar na música e que os estilos musicais estavam definitivamente definidos, eis que surge nos anos 90 um novo estilo, por muitos considerado anarca e grito de revolta. O Grunge.
O Grunge surge em Seattle nos Estados Unidos da América no inicio da década de 90 com bandas de garagem que criavam o seu próprio ritmo e história.
Com um significado muito próprio (a palavra Grunge significa traduzida à letra, sujo – sujidade), o Grunge caracteriza-se por sons arrastados e muitas vezes descoordenados de guitarra, vozes roucas, e apresentações de tipos despenteados livres de cuidados especiais com a forma com que se apresentam.
As letras mostram-nos revolta e despertam-nos para uma sociedade viciada em consumo absurdo, vestida de preconceitos dos estratos sociais. Diz-se que sentir o Grunge é sentir a anarquia e ter a capacidade de se livrar de regras e leis e viver livre.
Com uma forte influencia no hardcore, heavy metal, e música alternativa, o Grunge conseguiu associar o espírito anarquista com a revolução hippie, tratando-se não só de um feito música histórico, mas um estilo muito próprio de vida.
Musicas como “Smells like teen spirit” de Nirvana retratam exatamente a revolta e o verdadeiro sentimento de quem se sente excluído. Gritos de angústia, revolta, antissocial, sarcasmo, dor e exclusão social fazem parte deste tão único som musical. Para apreciadores e não só, o Grunge trouxe-nos músicas memoráveis e um infindável conhecimento do mais íntimo sentimento de solidão.
Comentários ( 17 ) recentes
- Sophia
13-05-2014 às 19:04:31O estilo da música representa justamente isso: um pouco a falar sobre a sociedade que se vive. Assim como todos os outros estilos de música começaram, o Grunge, vieram das garagens! Sempre achei isso bem legal!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:26:41Uma das principais referências do estilo Grunge, foram sem sombra de dúvida os Nirvana. Kurt Cobain, o vocalista da banda, tornou-se rapidamente um ídolo mundial, as suas letras retratavam o que muitos jovens sentiam e de forma genuína, fugindo aos principais cânones dos vocalistas da época.
¬ Responder - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:26:20As principais bandas Grunge tiveram uma aceitação do publico imediata, tanto a nível de compras de álbuns como na presença em concertos. Rapidamente se integrou nos movimentos jovens mais interventivos e criou novas formas de estar e viver a vida.
¬ Responder - Ruben Gonçalves
07-10-2012 às 03:26:09É importante perceber o sentido da música enquanto forma de expressão artísticas e contextualiza-la na época em que surgiu. O estilo Grunge é um dos estilos mais assentes na expressão de revolta dum mundo saturado, cheio de necessidade de fazer explodir sentimentos através da forma de expressão mais universal, a música.
¬ Responder - Daiany Nascimento
01-10-2012 às 18:19:10Pouco já ouvi falar sobre este estilo de música, o Grunge. Porém, já escutei algumas musicas deste estilo e o que mais de destaca nas músicas Grunge é a voz rouca dos cantores. Eu desconhecia o significado da palavra Grunge e agora percebo o quão diferente é este estilo musical. Como uma das principais bandas Grunge, conheço várias músicas da famosa banda Nirvana. Achei muito interessante saber um pouco mais sobre este estilo de música.
¬ Responder - Nilson Uemoto
30-09-2012 às 06:54:19Apesar de muita gente não gostar desse estilo de música, acho muito legal bandas como Nirvana, Pearl Jam e Stone Temple Pilots.O álbum Nevermind do Nirvana fez um sucesso tremendo alcançando em 1992 o primeiro lugar nas paradas da Bilbord americana e até hoje é considerado um clássico para os fãs desse estilo musical.Apesar do auge do grunge ter sido a década de 80 e 90, muita gente ainda é fã dessas bandas.
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
27-09-2012 às 13:12:52Desde sempre houve uma variedade imensa de estilos musicais e ritmos diferentes e característicos de uma época ou povo.A atualidade não é uma excessão à regra pois a cada dia aparecem músicas diferentes e alternativas. Todas elas pretendem transmitir sentimentos e valores que se têm ou perderam.Há musicas que retratam a sociedade e sua política, problemas sociais ou tantos outros.
¬ Responder - Gabriela Torres
26-09-2012 às 23:01:02A banda americana de rock Nirvana é uma das maiores bandas grunges já formadas na história da música.Na verdade,já foi.Atualmente,essa banda não existe mais.Porém entrou para a história juntamente com seu vocalista Kurt Cobain.
¬ Responder - André Belacorça
25-09-2012 às 18:54:46Sinceramente e sem ofensas e males alguns, não é o meu estilo de música de todo, não aprecio vivamente este tipo de som, mas sei e tenho consciência que existem muitas bandas deste género muito famosas, muito conhecidas e seguidas dos seus fãs e espectadores, boa sorte a todos eles.
¬ Responder - Sofia Nunes
23-09-2012 às 17:04:21Apesar de o grunge não ser um dos meus estilos de música favoritos, uma vez que prefiro a world music, há certamente bandas e músicas em particular que aprecio especialmente. É o caso dos Nirvana, que referiu no seu artigo (que, reconheço, denota a preferência do autor por este género de música), e do tema “Smells like teen spirit”. Também me atrai a mensagem por detrás da música grunge, com a crítica à sociedade.
¬ Responder - Wellyton
16-09-2012 às 04:23:34O GRUNGE NUNCA IRÁ MORRER
¬ Responder - Priscila
28-03-2012 às 17:32:36nossa o grunge foi definido em poucas palavras, mas as palavras reais,verdadeiras, certas..
¬ Responder - emily grunge
23-09-2011 às 18:41:01o GRUNGE nao morreu ainda estamos aky!!!
¬ Responder - novaselic
11-04-2011 às 03:00:52,;,GRUNGE é o que preciso ouvir todos os dias de manhã antes de levantar....
¬ Responder - loiziane
08-03-2011 às 17:24:13E um enorme prazer saber q existem pessoas que entendem de estilos musicais bons e que nunca serao esquecidos por nos, que ecreditamos que mesmo com a morte de varios artistas, dentro de nos sempre estara vivo o espirito musical.
¬ Responder - Erico
29-05-2010 às 00:01:41GRUNGE IN HEAD, estilo, modos , musicas e uma filosofia que nunca pode morrer...
¬ Responder - Kurt
18-01-2010 às 21:09:11Otimo.
¬ Responder
O grunge nunca vai morrer,é otimo saber q ainda existem pessoas q se importam(carla Horta)
Abraço