Como compor boas musicas
No Brasil, hoje temos uma crise musical vergonhosa porque de uns anos pra cá, os compositores vem se tornando cada vez mais preguiçosos e não se esforçam qualidade. Não é geral, mas o que realmente faz sucesso hoje são musicas sem qualquer criatividade ou conteúdo que vale a pena.
Hoje vou dar umas dicar pra fazer uma boa musica. São dicas simples mas que fazem muita diferença. Não posso garantir que vá fazer sucesso já que isso vai mais de sorte do que qualidade, mas a sensação de ouvir algo que você fez não tem preço.
As dicas:
-Elaborar a melodia e o ritmo já com um tema em mente, porém antes de começar a letra. Fazer a letra da sua musica antes da melodia é dar um tiro no escuro pois nem mesmo os melhores músicos, a não ser que seja um superdotado, pode garantir que o encache entre letra e melodia vai sair perfeito.
-Se preocupar com detalhes só após a base melódica, o ritmo e a letra estiverem feitos, depois faça ajustes para tornar seu som mais rico.
-Não desperdice seus picos emocionais. Aproveite fases da vida em que você está inspirado. Todo mundo passa por fases de extrema alegria, tristeza, amor, ódio, duvida, etc. O importante é se expressar musicalmente usando dessas fases pois além de facilitar muito no desenvolvimento o resultado final vai ser muito melhor do que uma musica casual e ainda ajuda muito a superar momentos difíceis por ser de certa forma uma forma de desabafo.
-Não deixe as criticas abalarem você. Logicamente que nem todas as criticas que você vai receber vão ser boas, mas não deixe que isso te atrapalhe, apenas leve como uma dica e um incentivo pra você se tornar cada vez melhor.
Foram apenas algumas dicas pra quem quer tentar compôr um pouco. E voltando a falar, é muito satisfatório ouvir algo que você mesmo escreveu.
Comentários ( 1 ) recentes
- Sophia
13-05-2014 às 20:28:55Concordo que ouvir uma música de sua autoria é realmente muito satisfatório. Muito mais ainda quando vemos as pessoas cantarem a música comporta por nós. Muito gratificante!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia