Cavaquinho de Portugal
Em conjunto com a viola, o violão e o acordeão, o cavaquinho é indispensável em qualquer festa ou romaria nortenha.
Dono de uma caixa de duplo bojo, são quatro as cordas presas a cravelhas de madeira dorsais. Com 52cm de comprimentos, este elemento musical, também conhecido por braguinha, colou moda também em Lisboa.
Diz-se que em Portugal existem dois tipos de cavaquinho. O do Minho e o de Lisboa.
Se no Minho o toque (e a forma como o cavaquinho é tocado) é feito de forma arrastada e faz lembrar arraial, em Lisboa, as coisas pouco diferem.
Associa-se aqui o cavaquinho às tunas universitárias, e à forma galanteia com que estes nos habituaram. Deferem aqui os cavaquinhos devido á altura do tampo até às cordas. Também o número destas é maior e o braço é mais largo.
Apesar de se identificarem muitas vezes só dois cavaquinhos, eles são utilizados, obviamente em outras localidades.
No Algarve também o cavaquinho é associado a serenatas e o seu uso é tão similar como em Lisboa e no Minho – para festins e bastante popular.
Na madeira, o seu molde é como o de Lisboa e do Algarve, mas muitas vezes a 1ª corda é trocada por fio de aço. Como instrumento rural, é considerado pobre (de aparência e nunca de som), mas o burguês, considera-o luxuoso devido ás madeiras com que é feito e aos adornos e trabalhados.
Há quem diga que a forma diferente com que o cavaquinho é utilizado na Madeira, influenciou a inclusão do instrumento no Brasil.
Quem nunca reparou no toque do cavaquinho num desfile de samba. Utilizado por estratos populares urbanos, o cavaquinho está presente na música brasileira como os ranchos, cateretês, choros, samba e outros. As Terras de Vera Cruz rendem-se ao cavaquinho, e transformam o seu som estridente, em perfeitos choros corridos e sentidos, num fado tão brasileiro, mas também ao ritmo do samba, este instrumento, faz sapatear a um ritmo tão verde e amarelo.
O cavaquinho chega entretanto ao Hawai. Diz-se que em 1879, quando João Fernandes desembarca em Honolulu, trazia na mão a braguinha (cavaquinho).
Apaixonados pelo som do cavaquinho, os havaianos batizaram o instrumento de “hukulele”, que significa “pulga saltadora”.
Cada vez mais difundido e contagiante, qualquer dia ainda conseguimos ver um chinês a tocar braguinha.
Comentários ( 11 ) recentes
- Sophia
13-05-2014 às 19:19:09O som do cavaquinho é encantador mesmo. Sempre ouço as pessoas tocarem e acho bem alegre e divertido.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Bertoldo
12-02-2013 às 06:40:18quero saber onde compro um cavaquinho de braco largo
¬ Responder - Bertoldo
18-11-2012 às 00:07:47Como faco para comprar um cavaquinho de braco largo?
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
02-10-2012 às 07:14:51Meu avô recenteente em seu aniversário ganhou um cavaquinho. Acho muito legal o som que transmite e são lindos seus tamanhos. O cavaquinho de Portugal é extremamente alegre, pelo menos é o que vejo falarem, mas cada lugar possui sua própria individualidade e o legal são essas misturas. Como é bom saber tocar, isso distrai e dá uma sensação maravilhosa quando estamos tocando para alguém ou para si mesmo. Relaxa demais! Gostei do seu texto.
¬ Responder - Daiany Nascimento
01-10-2012 às 17:37:12O cavaquinho é um instrumento musical que faz um som agradável. Apesar de ser originalmente de Portugal, no Brasil ele é um instrumento muito popular e utilizado por várias pessoas, seja no samba, em chorinhos ou no pagode, dando um toque especial a todas as músicas. Realmente, Portugal é um país que teve e tem grande participação no cenário musical, tendo criado o cavaquinho e a tradição da música no estilo Fado. Ótimo texto, parabéns.
¬ Responder - Nilson Uemoto
30-09-2012 às 06:37:30Adoro som de cavaquinhos e apesar de ter surgido em Portugal, aqui no Brasil o cavaquinho se tornou um instrumento musical bem popular, sendo utilizada em chorinhos e também em sambas, dando um toque genuinamente tupiniquim nas melodias.Como se vê Portugal teve uma grande contribuição no cenário musical, apresentando o fado ao mundo e o cavaquinho também.E gostei muito da menção do chinês um dia tocar cavaquinho rs
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
26-09-2012 às 13:32:01O cavaquinho é muito apreciado em Portugal e em todo o mundo.Ele faz parte da cultura popular portuguesa que prima pela variedade e qualidade dos seus instrumentos.O cavaquinho é um exemplo, bem conhecido de todos e apreciado pelas melodias que transmite, associado a um sentimentalismo nobre e belo.
¬ Responder - Sofia Nunes
24-09-2012 às 23:50:19Se nos até momentos prósperos é necessário preservar o nosso património único, tanto material como imaterial, conservando-o e até reinventando-o, nos momentos de crise a nível nacional como a que vivemos, a manutenção ou recuperação dessas tradições é ainda mais importante, levando-nos a não esquecer de admirar o nosso país. E o cavaquinho é um instrumento tipicamente português (como refere no início do seu texto), devendo como tal ser conservado e tocado.
¬ Responder - André Belacorça
24-09-2012 às 18:30:14Um instrumento muito, muito popular em Portugal, e na música tradicional portuguesa, bem conhecido dos portugueses e também por outros países adversos. Um instrumento lindíssimo e com uma história fenomenal.
¬ Responder - Marta Caseiro
14-03-2011 às 18:07:55Este site não tem a informação que eu desejava...
¬ Responder
Não Presta....
Por favor corrijam a informação...
è um pouco mentira.. - DECIO B ARLINDO
16-06-2010 às 16:59:14ola Carla
¬ Responder
esse tipo de cavaquinho o braço dele é mais largo do que costumamos usar aqui no Brasil.
A afinação é a mesma que usamos
Obrigado pela atenção