Uma pequena resenha histórica
Em 1867 um americano de nome Howard Roper construiu a primeira máquina que alguns reconhecem como uma moto – uma máquina com um motor de vapor com 2 cilindros, alimentado a carvão. Há especialistas que reclamam que por causa do carvão não seja correcto comparar esta máquina com os motociclos.
Muito sugerem que a primeira motorizada foi criada por Gottlieb Daimler – claro que obteve muito mais fama pelos seus carros – que trabalhou com Nicolaus August Otto, um especialista naquela altura em desenho e construção de engenhos.
Daimler pegou num desses engenhos e aplicou-o a um quadro de madeira de uma bicicleta. O motor de combustão interna de Otto era revolucionário e a aplicação de Daimler assegurou a construção dos que muitos consideram ser o primeiro motociclo em 1885.
Existe alguma confusão neste aspecto, porque muitos consideram que essas máquinas foram inventadas pela empresa Harley Davidson – embora essa empresa desempenhasse um papel fundamental no desenvolvimento das motorizadas, a sua produção só se iniciou vinte anos depois de Daimler construir o seu primeiro modelo.
O facto é que as motos Harley Davidson continuam a ser hoje um dos maiores ícones do século passado.