Motociclos - uma condução segura
Em primeiro lugar, deve ter-se em conta a acomodação da bagagem. A mota não é propriamente um transporte de mercadorias mas sim de uma ou duas pessoas. Logo, deve evitar-se o seu uso, evitando exageros e muito peso.
Para preservar a segurança do seu condutor ou outro, a bagagem deve ser bem distribuída pelo motociclo, e não concentrar o peso num só lado, pois isso compromete a condução. É conveniente por isso usar bolsas para o efeito, existindo muitas para isso. Elas aumentam em muito a segurança.
A maior parte dos acidentes de motociclo acontecem ao iniciar ou terminar a viagem, deste modo deve ter-se o máximo cuidado com esse iniciar. A velocidade é um factor agravante, por isso deve ser reduzida.
Ao conduzir-se deve apenas haver concentração na condução e esquecer-se outros assuntos pendentes.
Não se aconselha o uso de mapas ou guias, enquanto se conduz, de modo que se houver essa necessidade deve parar-se num local seguro e apropriado, nomeadamente num posto de abastecimento de combustível.
Torna-se conveniente o uso de um equipamento de segurança, tal como capacete, casaco de couro, luvas, calças reforçadas e botas de cano alto. Estes pormenores dão protecção e podem salvar a vida. Relativamente aos passageiros, estes devem usar também o mesmo equipamento de protecção. Deve acomodar-se o mais próximo possível do condutor, segurando-o com a duas mãos pela cintura.
No inverno deve usar-se vestuário muito quente para evitar hipotermia.