Contra pisos
A pavimentação executada sobre uma base de solo, devemos ter especial cuidado com a compactação do aterro, execução de lastro para a drenagem e impermeabilização do contra piso.
Atenção ao planejar as declividades das superfícies externas em função da execução de contra pisos e lastro de regularização, sempre de acordo com a orientação do projeto hidráulico e de captação de águas pluviais.
Não deixar de executar as declividades mínimas para escoamento natural de água em garagens.
A conta do piso interno deve ser sempre mais elevada do que a cota do piso externo.
Antes de se fazer o contra piso deve-se fazer o assentamento das redes de esgoto e dutos.
Quando houver assentamento de piso conjugado (madeira e rochas polidas) primeiro se deve executar o assentamento das pedras para evitar a infiltração de água na madeira, pois isto provoca distorção nas peças.
A pavimentação com placas ou réguas de laminado plástico (Laminado fenólico-melaminico) deve ser executas sobre uma base de cimento plastificado para um perfeito nivelamento da superfície e aplicado com desempenadeira metálica.
Não podemos esquecer de dimensionar o numero de juntas e suas locações antes da execução de pisos e contra pisos de concreto.
Contra piso em lajes é um elemento do piso lançado sobre uma laje estrutural ou sobre uma camada intermediaria de isolamento termo-acustico ou de impermeabilização, que devem apresentar as seguintes características: regularidade superficial, espessura, resistência mecânica, capacidade e durabilidade.
Todas estas características devem estar adequadas ao atendimento das funções de cada contra piso.
Para a execução em áreas internas sobre lajes, se usa como material a argamassa de cimento, areia e taliscas de material cerâmico.
As condições para a execução da camada de contra piso envolve algumas etapas, que são: preparo de base, definição de níveis, ponte de aderência, execução das mestras, aplicação da argamassa e acabamento superficial.
Para dar inicio é preciso que a marcação ou elevação da alvenaria esteja concluída, instalações elétricas e hidráulicas executadas e testadas e limpeza completa da base.
Depois de concluídas estas etapas, algumas verificações são fundamentais.
Verifique o caimento, havendo necessidade devem-se corrigir as regiões onde houver empoçamento ou caimentos inadequados.
Para contra pisos em solos, a execução deve seguir os seguintes passos: compactar bem o solo, fazer a drenagem para eliminar pressão hidrostática sob a edificação áreas adjacentes, colocar 15 a 20 cm de brita sobre o solo, nivelar, aplicar 8 cm de concreto vibrado e curado e executar a regularização da superfície.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- João Carlos
25-02-2013 às 13:05:27Fizemos o piso da garagem em concreto sobre basa de concreto existente, com malha pop e após mais de 3 meses esta apresentando fissuras e batendo no mesmo onde tem as fissuras apresenta o som cavo. Temos necessidade de refazer o piso? posso deixar como está e passar epoxi, pois o piso está soltando muito pó.
¬ Responder - airton carboni
29-06-2011 às 17:46:02boa tarde!
¬ Responder
gostaria de tirar algumas dúvidas:
nesse artigo diz que tenho que fazer uma camada de brita de 15 a 20 cm e depois mais 8 cm de concreto.
estou construindo uma casa em um sítio, o solo é firme, não seria suficiente socar bem a terra, aplicar uma camada pequena de brita - 3 cm e concretar? - Flávio Rocha
03-09-2010 às 21:56:35Minha dúvida é do isolamento da rede elétrica sob o contra piso
¬ Responder
do banheiro para evitar umidade na mesma. Obrigado!