Aprenda a poupar no material de escritório
Tenha em mente que a impressora mais econômica é aquela de tecnologia a laser, especialmente as monocromáticas. Embora o preço pareça bem mais alto, ao longo do uso você vai descobrir que a relação custo-benefício vale a pena. A capacidade de impressão de páginas por toner é bastante alta, e ainda garantem a qualidade até a última gota de tinta. A velocidade da impressão também colabora para a economia de energia. Então, a primeira observação é: prefira as impressoras a laser às jato de tinta, independente do porte de sua empresa.
Uma rápida comparação entre 5 fabricantes pode servir para firmar sua decisão em adquirir um modelo adequado às suas necessidades.
O modelo T430DN, desenvolvido pela Lexmark garante maior economia por página, com desempenho excelente, e recurso frente e verso para impressão, permitindo uso mais racional do papel. Os modelos ML-2551-N da Samsung e Phaser 3425 da Xerox também oferecem o recurso frente e verso. No item ciclo mensal, o ponto contra a T430DN é a capacidade de 65 mil páginas, enquanto o modelo da fabricante Xerox, ou da Samsung, suportam 100 mil. O equipamento da HP, Laserjet 2420N, atinge 75 mil páginas por mês. O ciclo mais fraco é da Okipage B4350, do fabricante Oki, com 40 mil.
No assunto qualidade, as impressoras se equiparam, sem distinção na apresentação dos textos. Mas há repercussão na economia se você obtém um mesmo resultado com velocidades distintas, sendo este um dos itens importantes no desempenho. E o modelo da Lexmark é superior a todos os outros, com capacidade média de impressão por minuto de 20 páginas, em modo normal. A Okipage B4350 atinge média de 19 páginas, a da Xerox 18,5, seguida pelo equipamento da Samsung com 17 páginas. A pior média foi a da HP, a LaserJet 2420N, imprimindo apenas 10,5 páginas por minuto.
As dicas estão aí, é hora de escolher.