Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Utilidades do aluminio

Utilidades do aluminio

Visitas: 98
Comentários: 6
Utilidades do aluminio

O alumínio é um material leve, durável e bonito que, devido às suas características, tem uma diversa gama de aplicações, sendo um dos metais mais utilizados em todo o mundo.

A excelente performance do alumínio pode ser comprovada na construção civil em portas (cartão de visita de uma casa), janelas (o embelezamento destas sobressai) e divisórias (cujo baluarte é a garantia de privacidade).

No sector naval, têm aumentado significativamente o número e as dimensões das embarcações construídas em alumínio, que se verificam mais leves, rápidas e económicas, relativamente à madeira, ao aço e à fibra de vidro, por exemplo.

Esta leveza subentenderá um menor esforço por parte das ondas para impulsionar o barco? Tudo é poupança…

O alumínio é empregue ainda na indústria dos transportes (proporcionando menor consumo de combustível, desgaste inferior e maior eficiência e capacidade de carga) e no ramo das embalagens (apresentando peso reduzido e não permitindo a passagem de humidade, oxigénio e luz, evitando deste modo a deterioração de medicamentos, alimentos e outros produtos consumíveis).

Adicionalmente, constitui um excelente meio de transmissão de energia, tanto eléctrica como térmica.

Vamos lá a ver se os dentistas descobrem os benefícios do alumínio na “construção dentária” e começam a cobrar alumínio por prata…

Nestes tempos de crise, não seria descabido pensar, igualmente, em usar metais menos preciosos no fabrico de medalhas. Assim, em vez de se exibirem com ouro, prata ou bronze, os atletas ostentariam umas fantásticas insígnias de alumínio! Poupavam dinheiro e preveniam problemas de coluna, porque o esforço de carrego é mínimo.

Para além de tudo, o alumínio é reciclável, o que representa uma mais-valia para o Ambiente, pela redução de resíduos e economia de matérias-primas propiciadas pela reciclagem. Mas se é fácil transportar uma medalha ao ecoponto para reciclar, um barco já é muito mais complicado…


Rua Direita

Título: Utilidades do aluminio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 98

791 

Imagem por: Patrick Hoesly

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoabssany

    19-05-2015 às 14:16:06

    achei legal

    ¬ Responder
  • lourdes

    14-03-2013 às 10:29:29

    legal saber a utilidade do aluminio

    ¬ Responder
  • ingrid

    18-09-2012 às 19:55:22

    MUITO LEGAL SABER UM POUCO SOBRE O ALUMINIO...

    ¬ Responder
  • joão pedro

    11-06-2012 às 13:40:10

    esse relatorio me ajodou um pouco na minha tarefa ecolar

    ¬ Responder
  • julliana alfeujulliana alfeu

    21-05-2011 às 03:26:02

    o sait de voces e uma porcaria nao tem nada etou pedindo coisas que podemos utilizar com o aluminio

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoisrael

    19-05-2015 às 14:16:37

    gostei

    ¬ Responder

Comentários - Utilidades do aluminio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Patrick Hoesly

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios