Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > Porque ter uma lareira

Porque ter uma lareira

Visitas: 8
Porque ter uma lareira

Que imagem mais reconfortante a de uma lareira acesa, numa noite fria de Inverno! Parece que nunca mais se chega a casa para se poder aquecer o esqueleto e descongelar algumas ideias. Sim, porque em muitos dias a mioleira quase que enregela.

Refastelar-se ali, esfregando as mãos, a ouvir o crepitar da lenha a arder, que mais aparenta o estalar de pipocas na panela, é uma cena relaxante pela qual se anseia ao cabo de um estafante dia de trabalho.

Mais ainda se se gostar de tricotar e houver um gato em casa, que se entretenha a desenrolar o novelo de lã. Aí seria realmente “ouro sobre azul”. Está montado o cenário perfeito para um verdadeiro conto de fadas…

Antes de acender a lareira convém verificar se não há objectos por perto. As meias só lá se põem no Natal e, mesmo assim, não consta que o Pai Natal deixe os presentinhos em meias torradas!

Coitado, com tanto descer lareiras, qualquer dia, algum insatisfeito armado em criativo ainda lhe começa a chamar “limpa-chaminés”…

Há quem encontre na lareira outras funcionalidades e, então, assam-se castanhas e até a carne do jantar.

Atenção que se o cheiro chega ao exterior ainda alguém pensa que se trata de um sacrifício humano, com tentativa de ocultação das provas!

Para além do efeito estético que produzem em qualquer casa, as lareiras proporcionam, de facto, um ambiente especial e muito aconchegante.

De ressalvar, contudo, os cuidados a ter com a ventilação do espaço, pois a inalação do fumo pode ser bastante perigosa. Era caso para dizer: «Não morre do frio, morre da “lareirite”».


Rua Direita

Título: Porque ter uma lareira

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 8

701 

Imagem por: Sam Felder

Comentários - Porque ter uma lareira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Sam Felder

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios