Pisos flutuantes
Foram chamados de flutuantes por ter sido este o termo encontrado para definir pisos que não são pregados ou colados no contra-piso, ou seja, eles são fixados por meio de seus encaixes macho e fêmea com cola a base de pva.
Para melhor entender de onde vem a resistência destes pisos:
O HPP é um painel de partículas de eucalipto termo-fixadas com resina.
Sua superfície é coberta com um revestimento decorativo impregnado, o que confere o padrão do piso, o HDF é a folha de laminado de papel fotográfico de alta qualidade com imagem de madeira.
Sobre o papel decorativo é aplicado o Overlay, que nada mais é do que a camada de proteção do piso.
E a contra face é revestida de papel Kraft, que é colocado no local com resina balanceadora.
Sua colocação deve ser feita por mão de obra especializada, preferencialmente indicada pelo fabricante, pois assim o consumidor não corre o risco de perder as garantias do produto e nem o desperdício de lâminas.
A conservação deste piso requer alguns cuidados como evitar objetos cortantes sobre o piso, os rodízios dos móveis devem ser feitos de poliuretano, os pés dos móveis revestidos com feltro, se derramado água sobre o piso o mesmo deve ser enxugado o mais rápido possível para evitar o inchamento deste e em caso de haver cupins no local de instalação, uma descupinização deve ser feita.
A limpeza pode ser feita com aspirador de pó (sendo que não pode raspar a lâmina), podem ser utilizadas também vassouras de cerdas macias e um pano úmido bem torcido. Semanalmente a limpeza pode ser feita com produtos como Veja ou Lysol, nunca utilizar produtos abrasivos. Não é recomendada a utilização de ceras, por gerarem camadas de gordura sobre o piso, o que gradativamente dificultara a limpeza.
Sua utilização requer alguns acessórios tais como rodapé 50 mm, perfil piso – parede, cordão, perfil T e frontal de escada.
Instalação rápida e pratica
Maior estabilidade dimensional quando exposto ao calor e umidade
Resistência à queima por pontas de cigarros
Boa proteção contra atritos, riscos e marcas de sapatos de salto alto.
As desvantagens:
Dificuldade de conserto em casos de rasgos ou arranhões
Para remover imperfeições, fazer reparos ou retoques deve-se utilizar produtos apropriados e do mesmo fabricante do piso, preferencialmente trocar a peça.
Pode ser danificado por umidade excessiva
Não existe forma de restauração
Comentários ( 6 ) recentes
- Andressa
05-08-2014 às 17:42:07Qual a diferença entre o piso HPP e o piso HDF? tem diferença de qualidade e durabilidade?
¬ Responder
- Sophia
05-08-2014 às 22:15:31O HDF possui alta densidade, com duas faces lisas, o que pode ser usinada. Pode ser curvado, possui a espessura fina, é especialmente utilizado como divisórias de portas, bem como na fabricação de móveis. É um painel muito versátil!
¬ Responder
O HPP é 100% de madeira reflorestada, por isso, ele é ecologicamente correto. Possui maior durabilidade que o HDF. É confortável em qualquer temperatura, fácil de limpar e manter.
Cumprimentos,
Sophia - Sophia
12-05-2014 às 04:50:09Os pisos flutuantes são bem interessantes e conhecendo ainda as vantagens e desvantagens deu para avaliar se é um bom negócio ou não.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Rafael
10-02-2011 às 13:22:46Qual a diferença entre o piso HPP e o piso HDF? tem diferença de qualidade e durabilidade? gostaria da resposta.
¬ Responder
abraços - Ana
18-10-2010 às 00:48:53Gostaria de saber qual a diferença entre piso flutuante e piso laminado. E qual site que consigo material para verificar informação. Obrigado, aguardo retorno pelo e-mail da minha colega.
¬ Responder - Ana Paula Lages
12-02-2010 às 10:20:58Obrigado é muito interesante.
¬ Responder