Materiais de construção - Saiba como poupar
Apesar da teoria dizer que é divertido, vou mostrar-lhe que a prática pode ser diferente e os problemas que podem surgir e as soluções, truques e dicas para umas boas compras de materiais de construção, e mais importante, saber como poupar.
Primeiro que tudo, planeie o que quer fazer. Veja e estude o que quer na realidade e seja realista com o dinheiro que tem para gastar. Por vezes sonhar alto só vai provocar tristeza quando voltar à terra.
Ao elaborar um plano de obra (de preferência com o empreiteiro que seguirá a sua obra), anote todos os materiais que vai precisar.
Normalmente as colas, cimento, areias e afins, ficam por conta dos encarregados da obra, pelo que para o dono da casa, recaem as escolhas de pavimentos, revestimentos (azulejos), sanitários, móveis de cozinha, etc.
Aproveite as conversas que vai mantendo com o encarregado da obra para se informar de existe alguma loja que ele lhe aconselhe. Visto o trabalho deste passar muitas vezes pela compra de materiais, ele deverá com toda a certeza informá-lo dos melhores locais.
Tire as medidas a todos os espaços. Se necessitar de comprar um armário de lavatório para as instalações sanitárias, tire medidas tendo em conta que poderá abrir as portas do armário sem ter de “desviar a sanita”. O mesmo se aconselha a tudo o resto. As medidas devem ser tiradas e deve refletir sobre as medidas que tirou. Se comprar materiais a mais, corre o risco da loja onde os comprar, não aceitar devoluções, e se comprar a menos, o risco é de não haver mais em stock quando lá voltar para os comprar.
Para poupar dinheiro também pode perguntar ao encarregado da obra, se ele tem a chamada conta corrente em alguma loja de materiais. Por norma, os construtores e empreiteiros têm descontos, pelas quantidades que compram. Aproveite a oportunidade.
Uma outra oportunidade que não deve perder, são os saldos. Algumas lojas de materiais de construção começaram a fazê-lo.
Opte por materiais que sejam duradouros. Não se iluda com a ideia de que estes são mais caros, pois nem sempre esta ideia está correta.
Estude bem todo o projeto e faça muitas contas. Vai ver que a máxima do "bom, bonito e barato" existe mesmo.