Madeira, Plástico, Vidro ou Metal? Saiba o que são!
Qualquer um dos materiais (madeira, plástico, vidro ou metal) serve para coisas completamente diferentes, mas se verificarmos bem, também servem para o mesmo. Tendo em conta que os mais remotos antepassados bebiam em copos de madeira e metal, e que um armário pode ser feito em vidro ou em plástico, concluímos que nos deparamos com materiais tão diferentes, tão únicos, mas ao mesmo tempo tão idênticos.
Sendo o material mais utilizado em mobiliário, a madeira pode ser dividida em duas vertentes. A madeira dura e a madeira macia. Exemplo de madeiras duras é o pinheiro, a nogueira e a faia. Por outro lado, nas madeiras macias, temos o Choupo e o Salgueiro.
Através da madeira são criadas verdadeiras obras de mobiliários, mas serviu (e serve ainda em alguns lugares do mundo) para a construção de habitações. De uma multiplicidade de utilização, é a musa dos marceneiros, que de um robusto tronco podem criar uma verdadeira obra.
Não há qualquer dúvida que a madeira é um material resistente, mas quando se fala de resistência, o mote é dado ao metal.
De uma robustez inigualável, os metais dividem-se em várias vertentes. Nos metais temos o ferro, o alumínio, cobre, latão entre outros.
É obrigatória a sua utilização na construção civil e cada um dos tipos de metal identificado, reage de forma diferente. O ferro forjado enferruja com o tempo e se quer evitar esta reação, tem obrigatoriamente de iniciar a pintura com um primário específico (conversor de ferrugem) antes da pintura final. No entanto o alumínio é resistente e não se altera substancialmente mesmo sem ser envernizado.
Com o passar dos anos, o plástico impôs a sua originalidade. Pode ser colorido ou opaco, e no nosso dia a dia utilizamos os mais variados objetos deste material, dos mais variados feitios.
Resistentes a altas temperaturas, os plásticos ocupam lugares de destaque nas mais diversas utilidades.
E se temos por hábito dar água a uma criança num copo de plástico, nós adultos preferimos o vidro.
Portugal não escapou à indústria vidraceira, e temos na Marinha Grande a mais fantástica produção de vidro nacional.
Para diferentes tipos de artesãos, qualquer um destes materiais prima pela sua multiplicidade funcional. Quer para a construção civil, obras de arte, mobiliário, adereços ou para simples utilidades do dia a dia, estes materiais confundem-nos na hora de decidir.
Também vai gostar:
Comentários ( 5 ) recentes
- Sophia
12-05-2014 às 04:44:22O mais interessante de todos esses itens são as suas funcionalidades e as várias formas de uso. Todos eles possuem a sua particularidade e se diferenciam em muitos aspectos, não sendo um melhor que o outro, mas eles se complementam na construção e realizam de forma eficaz de acordo com os objetivos.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - priscila ferreira carli
16-09-2012 às 16:05:34Tenho ulgumas perguntas para fazer que não consiguo encontra- las.
¬ Responder
O que sustenta um prédio? E de que material ele é feito? Justifique
O que ficara quente quando encostar em um liquido quente, uma colher de plástico ou metal? Justifique
O que é usado para fixar uma porta ao batente, mas que ainda permita que ela se movimente? De que material pode ser feito? Justifique - saulo luiz dos santos batista
11-11-2009 às 12:10:14olá bom dia gostaria de faz*er uma pergunta vcs sabe como foi obritidos materiais como o vidro e o plastico
¬ Responder
por favor me envia a resposta OBRIGADO - Anónimo Sandro
10-04-2012 às 09:36:24você é noob ? vá ao google pato .
¬ Responder - rayanne
05-11-2009 às 22:30:47quero saber mais
¬ Responder