Granito desde a antiguidade
Também é verdade que se estiver polido, o granito se torna bastante escorregadio. Outra semelhança com os humanos (que às vezes mais parecem ser feitos de pedra!): há uns que deslizam com extrema facilidade, sobretudo quando se trata de “fugir com o rabo à seringa” por qualquer motivo.
Veja-se, a título de exemplo, a mudez ou a verborreia que acometem os estadistas ao sentirem os flashes das máquinas fotográficas ou os microfones dirigidos à sua pessoa. Se o assunto for delicado q.b., ou se calam, ou falam sem parar, se tal se revelar útil para “limpar” a sua imagem.
Nesta, que nem lustro político apresenta na maioria dos casos, ao contrário do granito a limpeza revela-se bastante complicada e a suposta polidez não persiste. Portanto, e tal como ele, que está, por natureza, sujeito a variações de cores e tonalidades, desenhos e veios, não pode ser devolvida.
De qualquer forma, quem iria querer de volta uma “encomenda” defeituosa?!...
O granito é usado pelo Homem desde as civilizações antigas, como atestam as Pirâmides do Egipto.
Deste modo, sempre que se adquira material granítico, além do valor da rocha em si, passa-se a ser detentor(a) de uma monta patrimonial e histórica nada inferior, em jeito de comunhão com os gostos e desejos dos povos ancestrais.
Nomeadamente no que respeita às estátuas, esta questão da duração é assaz importante. A fama de uma pessoa não pode cair assim…
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- bebeu
27-02-2011 às 14:38:01gostaria muito de saber isso:
¬ Responder
Que utilidades tem o granito para o ser humano?