Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Materiais Construção > A fantástica versatilidade do gesso

A fantástica versatilidade do gesso

Visitas: 10
Comentários: 2
A fantástica versatilidade do gesso

Dos materiais manipuláveis para construção, o gesso está entre os mais remotos, ao lado do barro e da cal. O gipso, sua matéria-prima, é transformado em pó, após passar pelo forno moderadamente aquecido.

Por ser o gipso mineral largamente encontrado na natureza, acredita-se que o gesso foi descoberto ao acaso, durante trabalhos na construção de um forno, utilizando solo onde minava a gipsita. Da reação do calor com a água, surgiu este material maleável, de numerosas possibilidades. O acaso converteu-se em técnica, ainda empregada na fabricação do gesso, no lado Oriente do mundo.

Estudos arqueológicos comprovam o emprego do gesso há cerca de oito milênios antes da Era Cristã. Escavações da Turquia e Síria revelaram sua presença decoração de paredes, nas bases e em vários recipientes. Em Jericó há seus vestígios em modelagens. A pirâmide de Quéops tem o gesso como rejunte perfeito dos blocos, e compõe 16 toneladas do monumento.

Documentos de Teófrasto, filósofo interessadíssimo pelo gesso, registram-no como parte da decoração, nos baixo-relevos, em afrescos, na confecção de estátuas, e ainda como reboco nas construções dos antigos países da Síria, Fenícia e Chipre. O autor também sublinha a facilidade de sua recuperação e reutilização.

A arquitetura moderna o transformou em aliado para seu desenvolvimento. Graças à sua plasticidade, o gesso permite vôos de imaginação. Com ele são feitos nichos, arcos, arandelas, rodatetos, e bancadas, entre tantas aplicações, com diferenciados perfis. Presta-se também a disfarces de pequenas imperfeições na construção e, embora de fácil e rápida aplicação, um profissional é indispensável.

O gesso é excelente isolante térmico e propicia boa acústica ao ambiente. Também garante o equilíbrio da umidade em locais refrigerados com condicionadores de ar. Sua capacidade de absorver água, torna-se também sua limitação, pois o contato freqüente com a água diminui sua resistência.

Para usos distintos, o gesso apresenta-se em placas, blocos, ou pó. As placas são mais utilizadas em forros e os acartonados em divisórias. O cerâmico é apropriado em revestimentos e construção de rodatetos, florões e arandelas. O gesso rápido, para molduras e modelagem, e o lento é substituto à massa fina, recobrindo paredes. Atualmente, encontram-se peças acabadas, como colunas, molduras e sancas. Sobre ele são permitidos acabamentos com pintura, cerâmica, madeira, tecido e papéis de parede.

Numa espantosa combinação de beleza, versatilidade e baixo custo, o gesso é um material que revestirá sua casa de conforto, suavidade e exuberância.


Hediene

Título: A fantástica versatilidade do gesso

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 10

782 

Imagem por: tropicalart77

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 12:52:03

    Realmente, o gesso tem bastante versatilidade e conta com um dos materiais mais antigos, porém nunca se perdeu seu valor e até hoje é usado por milhares de pessoas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • geilson ribeiro souzageilson ribeiro souza

    19-03-2012 às 14:21:03

    esse jesso e para entrga lo na casa de geison vila galvao vizinho ao mercado do galego da palmeira

    ¬ Responder

Comentários - A fantástica versatilidade do gesso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: tropicalart77

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios