Rolos compressores, compactadores e vibradores
O rolo liso-cilindro liso é mais usado na compactação de acabamento e em terrenos com mistura de argila e areia, onde há plasticidade média ou baixa.
O rolo pneumático consiste em vários pneus de borracha, todos com eixos individuais e acabamento liso. Utilizado em solos de granulação fina e arenosa e em acabamentos de asfalto.
Rolo pé de carneiro é um cilindro metálico com saliências que penetram no solo. Ele é ideal para solos argilosos, pois propicia um ótimo entrosamento entre as camadas compactadas.
Compactadores são máquinas movidas por um motor elétrico, a diesel ou a gasolina, que geram movimentos oscilatórios ou de percussão em uma chapa de aço em sua parte inferior. Suas utilizações são em compactação de valas, de esgoto, aterros em geral e calçamento.
O compactador de percussão, também conhecido como “sapo”, é um equipamento portátil, composto por um motor que aciona um soquete cuja sapata percussiona o solo. É usado em pequenas obras.
O compactador vibratório tem uma chapa de aço sobre a qual se apóia um mecanismo vibratório de grande potencia. Ele é manuseado por um operador através de uma grande alça. Fora as aplicações usuais de um compactador, ela também permite vibrar pisos de concreto.
O rolo compactador vibratório é um rolo autopropelido parecido com um rolo compressor, mas em dimensões menores. Seu rolo vibratório pode ser carregado com água para aumentar seu peso total. Ele serve para a compactação de solos granuladores em geral.
Já o soquete é uma ferramenta composta de uma haste de madeira com peso engastado na extremidade. Normalmente consiste em ser uma lata cheia de concreto com um cabo engastado. É usada para compactar terrenos e dar-lhes consistência ao redor de postes, moirões e etc. Também é utilizado para firmar pedras lajes e nos calçamentos.
O vibrador de imersão é um equipamento composto por um motor, um bulbo e um mangote. No interior do bulbo gira uma peça excêntrica que produz a vibração. O vibrador de imersão é o mais utilizado. Introduz-se o bulbo no concreto que acabou de ser lançado, para obter o adensamento em vigas, lajes e pilares.
Comentários ( 1 ) recentes
- ROSE
24-06-2010 às 17:45:07OLÁ. SOU ESTUDANTE DE EDIFIÇÕES E SEU TEMA ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO...
¬ Responder
OBRIGADA