Medidor de humidade
Numa linguagem mais técnica, diz-se que a humidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar, ou seja a humidade absoluta, e a quantidade máxima que poderia existir a essa mesma temperatura, ou seja a quantidade de água que existiria no ponto de saturação.
A humidade é um fator importante para a manutenção dos níveis de conforto e da qualidade do ar interior, e para se saber qual a humidade do ar num determinado local usualmente recorre-se a um medidor de humidade.
Estes aparelhos são a ferramenta ideal para monitorização de áreas problemáticas em termos de humidade, uma vez que permitem aferir se este índice está dentro dos parâmetros normais, ou se por sua vez é necessário tomar medidas de forma a controlar os níveis de humidade.
Níveis de humidade muito baixos (menos de 30%) podem fazer com que as alergias, asmas e/ou sinusites, por exemplo, se agravem ao passo que níveis de humidade muito altos podem dar origem ao aparecimento de bolores, fungos, mofos e ácaros.
Por todas estas razões e para se sentir maior conforto é necessário manter a humidade em níveis adequados, e para isso os técnicos – fornecedores de serviços AVAC, responsáveis pela manutenção de instalações públicas e privadas, entre outros – e os especialistas que medem a qualidade do ar servem-se dos medidores de humidade.
Principais características de um bom medidor de humidade:
Um medidor que reúna estas características irá facilitar sobremaneira o trabalho dos técnicos, e irá permitir que sejam feitos os ajustes necessários de forma a manter a humidade dos espaços interiores devidamente controlada.