Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Máquinas de Costura

Máquinas de Costura

Categoria: Máquinas
Visitas: 10
Comentários: 9
Máquinas de Costura

As máquinas de costura têm várias funções. Podem cozer botões, fazer bordados, cozer e cortar ao mesmo tempo e até podem fazer duas costuras ao mesmo tempo com duas agulhas em paralelo.

Desde há muito tempo que nos habituamos a ver em algumas casas máquinas de costura portáteis. Estes equipamentos, por norma escondidos em maletas nas arrecadações de muitos de nós, tem a principal função costurar algumas pequenas peças que necessitam de remendos. Fazem o trabalho mais básico, mas vêm equipadas com vários dispositivos que permitem fazer trabalhos diferentes do habitual.

São práticas e eléctricas, munidas de um pedal, ligado por um fio à máquina, que permite a execução do trabalho com uma enorme facilidade.

Os valores podem variar, naturalmente conforme a marca e a sua munição. Se vier equipada com o sistema de coze e corte, prepare-se para pagar um valor mais elevado do que uma máquina normal, pois não se trata de uma máquina básica.

Os dispositivos podem ser comprados à parte, pois permite ganhar experiencia e só depois aventurar-se em novas modalidades como os bordados.

Se as máquinas de hoje nos permitem fazer dezenas de coisas diferentes, sem que sejamos profissionais da costura, as máquinas de outros tempos não eram assim.

Quem não se lembra de ver uma mesa com máquina de costura em casa das avós? A cabeça das máquinas recolhem, e em vez de se ver toda a máquina, via-se uma mesa de madeira, com uma pequena gaveta de lado.

Com uma particularidade única, estas máquinas eram movidas a pedal, e a roda lateral estava colada à mesa, tal e qual a roda de uma bicicleta.

Hoje, estas máquinas de costura antigas podem ser vistas em museus ou em casas de antiguidades e muitas delas podem ter valores mais elevados que as máquinas mais recentes.

Costureiras e costureirinhas, usam e abusam destes utensílios tão fundamentais e importantes para o nosso dia-a-dia, mas não se julgue que são só elas. Muitas pessoas têm por habito aventurar-se na execução de uma blusa ou um vestido. Parta para a aventura e tente também.


Carla Horta

Título: Máquinas de Costura

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

771 

Imagem por: House Of Sims

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 03:47:46

    Com tanta facilidade hoje, a máquina de costura tornou-se um equipamento de acesso rápido e que facilita muito a vida de muitas pessoas. Que bom é costurar modelando a sua própria roupa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLourdes

    26-07-2012 às 11:33:11

    Já fiz cursos de costura e devo dizer que dão muito jeito. Desde que me reformei, passei a fazer roupas para as minhas netas e alguns arranjos para fora, o que me permite ganhar algum dinheiro extra. Valem a pena e não paguei muito perante as técnicas que aprendi. Recuperei o investimentos num instante.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMatilde

    26-07-2012 às 11:32:48

    Não é necessário gastar muito dinheiro na mesa de costura. As mesas com o pedal e a roda estão à venda em vários sítios e por um preço bem acessível. Até lojas onde se vendem móveis usados que não são considerados antiguidades, conseguimos encontrar isto. Agora, se a ideia é ter a mesa com a máquina, aí já é diferente. Ainda mais com uma máquina boa e que funcione.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAlzira

    24-07-2012 às 09:58:02

    Também tenho uma máquina com mesa e pedal. A minha mãe ofereceu-ma há uns anos e uso-a com regularidade. Os arranjos da roupa são feitos cá em casa e a máquina dá muito jeito. Como a chamada cabeça da máquina antiga estava estragada, optei por comprar uma nova e adaptar à mesa. O resultado é muito bom, pois consegui associar a beleza da mesa com o pedal antigos, às utilidades de uma máquina nova.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna Maria

    24-07-2012 às 09:57:28

    Nunca soube costurar e confesso que nem sequer é uma coisa que me interesse muito. No entanto, lembro-me perfeitamente das máquinas de costura antigas, com a mesa, o pedal e a roda. Lembro-me do barulho característica que faziam, pois a minha avó trabalhava imenso com a dela. Quando esta faleceu, trouxe a mesa com a máquina para casa e uso-a como decoração no hall de entrada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMiriam

    23-07-2012 às 11:59:29

    Já fiz um destes cursos e são de facto muito uteis. Valem a pena. São baratos e acontecem de vez em quando na minha zona (numa papelaria onde vendem imensos produtos de artesanato para serem executados). Já aprendi coisas muito uteis e os resultados práticos que afinal são os que mais interessam fantásticos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCristina

    23-07-2012 às 11:58:33

    Existem já alguns sítios onde fazem pequenos cursos e workshop’s de costura. Valem a pena frequentar estes pequenos cursos pois além de ensinarem a trabalhar com as máquinas, ensinam algumas técnicas que vão ser muito uteis, como o coze e corte que nem sequer é tão simples quanto se julga. Experimenta saber onde na tua zona estão a ocorrer estes pequenos cursos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPaula

    19-07-2012 às 12:20:26

    Tenho uma máquina de costura das elétricas já há algum tempo. No entanto, ainda não consigo trabalhar com ela como deve ser. Será que existem formas de aprender, ou a minha máquina vai acabar por ficar encostada num canto sem ser utilizada? Tenho pena pois ideias tenho muitas, mas a máquina acaba por estar arrumada sem utilização.

    ¬ Responder
  • Cristiane Maciel

    20-04-2014 às 19:32:26

    Eu comprei uma máquina de costurar faz uns 2 anos,eu não sabia nem como passar a linha! mas fui me empolgando e tentando, quebrando agulhas ...
    rsrsrsr.Mas agora já me arrisco a confeccionar algumas peças. comecei fazendo bainha em pano de copa. O segredo é não desistir se possível faça um cursinho básico de corte e costura. Um abraço! 3

    ¬ Responder

Comentários - Máquinas de Costura

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Pulp Fiction: 20 anos depois

Ler próximo texto...

Tema: Arte
Pulp Fiction: 20 anos depois\"Rua
Faz hoje 20 anos que estreou um dos mais importantes ícones cinematográficos americanos.

Pulp Fiction é um marco do cinema, que atirou para a ribalta Quentin Tarantino e as suas ideias controversas (ainda poucos tinham visto o brilhante “Cães Danados”).

Repleto de referências ao cinema dos anos 70 e com uma escolha de casting excepcional, Pulp Fiction conquistou o público com um discurso incisivo (os monólogos bíblicos de Samuel L. Jackson são um exemplo disso), uma violência propositadamente mordaz e uma não linearidade na sucessão dos acontecimentos, tudo isto, associado a um ritmo alucinante.

As três narrativas principais entrelaçadas de dois assassinos, um pugilista e um casal, valeram-lhe a nomeação para sete Óscares da Academia, acabando por vencer na categoria de Melhor Argumento Original, ganhando também o Globo de Ouro para Melhor Argumento e a Palma D'Ouro do Festival de Cannes para Melhor Filme.

O elenco era composto por nomes como John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman e (porque há um português em cada canto do mundo) Maria de Medeiros.

Para muitos a sua banda sonora continua a constar na lista das melhores de sempre, e na memória cinéfila, ficam eternamente, os passos de dança de Uma Thurman e Travolta.

As personagens pareciam ser feitas à medida de cada actor.
Para John Travolta, até então conhecido pelos musicais “Grease” e “Febre de Sábado à Noite”, dar vida a Vincent Vega foi como um renascer na sua carreira.

Uma Thurman começou por recusar o papel de Mia Wallace, mas Tarantino soube ser persuasivo e leu-lhe o guião ao telefone até ela o aceitar.

Começava ali uma parceria profissional (como é habitual de Tarantino) que voltaria ao topo do sucesso com “Kill Bill”, quase 10 anos depois.

Com um humor negro afiadíssimo, Tarantino provou em 1994 que veio para revolucionar o cinema independente americano e nasceu aí uma inspirada carreira de sucesso, que ainda hoje é politicamente incorrecta, contradizendo-se da restante indústria.

Pulp Fiction é uma obra genial. Uma obra crua e simultaneamente refrescante, que sobreviveu ao tempo e se tornou um clássico.
Pulp Fiction foi uma lição de cinema!

Curiosidade Cinéfila:
pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade a partir do início de 1900. Essas revistas geralmente eram dedicadas às histórias de fantasia e ficção científica e o termo “pulp fiction” foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:Pulp Fiction: 20 anos depois

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Imagem por: House Of Sims

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios