Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Haverá vida em Marte?

Haverá vida em Marte?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Visitas: 2
Haverá vida em Marte?

Cada vez mais se procura encontrar ou saber se há de fato vida em Marte. Por isso, nos nossos dias verifica-se a mais exaustiva procura por vida em Marte até hoje verificada.

O principal objetivo da missão(Exos Mares) é sem dúvida, determinar se alguma vez existiu vida no chamado Planeta Vermelho. A curiosidade é tão grande que a Agência Espacial Europeia ESA e a NASA, estão a trabalhar juntas em vários robôs que irão explorar Marte como nunca até aqui, e fornecer dados sobre a história e composição do planeta. Deste grande projeto, espera-se que venha a garantir a base para a missão Mars Sample Return, na década de 2020, a fim de fornecer dados para uma missão que que será tripulada talvez em 2030!

No entanto, este é um programa que que tem sido alvo de alterações e inclusive cancelamento. Esta missão deveria ser lançada no presente ano em curso, em conjunto com uma nave espacial russa. Em face do ocorrido, a ESA e ASA aliaram-se com a finalidade de lançarem duas missões, a bordo de dois foguetões Atlas V, cem 2016 e 2018.

O seu objetivo é determinar se há vida em Marte, onde serão colocados dois rovers na sua superfície.

O seu lançamento está já previsto para o ano de 2018, ficando lá cerca de nove meses.
o que se pretende com esta missão extraordinária é aterrar numa área com um alto potencial habitável e procurar indícios de vida sob a sua superfície. O modo de o explorar é efetuar perfurações subterrâneas e recolher amostras.

Haverá nesta missão um controlo terrestree , com base em imagens das câmaras a bordo, que irão instruí-los como percorrer cerca de 100 metros por dia marciano.

O rover tem 6 rodas para se mover e estarão munidos de giroscópios e inclinómetros , para os ajudar a atravessar o terreno mole de Marte.

A perfuração do terreno será até dois metros, par
a se recolherem amostras e estudar a composição química e física, antes de os dados serem enviados para a Terra.

Esta missão, apesar de ainda estar numa fase apenas conceptual, tem o firme propósito de recolher amostras do solo marciano e determinar as hipóteses de Marte poder suportar vida.
A primeira máquina a procurar vida nele foi a sonda viking, da NASA, já em 1976. As tentativas prosseguem cada vez mais sofisticadas e com uma tecnologia mais avançada.


Pedro gil Ferreira

Título: Haverá vida em Marte?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Comentários - Haverá vida em Marte?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios