Compressores de ar
Os principais modelos de compressores de ar são os seguintes:
- Pistão e parafuso – estes modelos produzem ar comprimido através da redução de volume. Uma vez que o volume é reduzido mantendo a quantidade de ar constante, isso vai originar o correspondente aumento da pressão do ar.
- Dinâmico – este modelo produz ar comprimido pelo deslocamento do ar. Por outras palavras, transforma energia cinética em pressão.
Devo realmente investir na compra de um compressor de ar?
Possuir um compressor de ar não é para todos. Ou será que é? Porquê pagar centenas de euros para ter um, se você só vai usá-lo para encher os pneus de vez em quando?
Este é seguramente um ponto de vista a ter em conta, no entanto, se pensar melhor irá encontrar inúmeras situações domésticas em que ter um compressor de ar à mão irá dar bastante jeito. Pense nos pneus de bicicleta dos seus filhos ou nos brinquedos insufláveis, por exemplo. Se trabalhar em carpintaria ou fizer trabalhos de carpintaria como hobby, um compressor de ar será bastante útil para limpar o seu atelier (e também para soprar todo o pó de cima de você no final do trabalho).
Além disso, também poderá usá-lo para limpar a sua casa após a realização de pequenos trabalhos de manutenção ou reparação, que por vezes é necessário realizar.
Uma outra utilização pode ser para soprar as folhas e a sujidade da sua varanda, do seu pátio, da sua garagem ou do seu jardim.
Como pode verificar existem várias situações em que um compressor de ar irá facilitar as suas tarefas domésticas. Para este tipo de afazeres não há necessidade de comprar um equipamento muito grande e dispendioso. Por exemplo, um compressor de 2 litros serve perfeitamente para estes casos e será fácil de arrumá-lo porque não irá ocupar muito espaço.
Por outro lado, se necessitar de realizar tarefas mais “puxadas” convém investir num compressor maior e mais potente. Tudo depende do uso que está a pensar dar ao seu equipamento de ar comprimido.