Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Até onde a evolução das máquinas?

Até onde a evolução das máquinas?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Visitas: 4
Comentários: 2
Até onde a evolução das máquinas?

Embora no cinema as máquinas sejam capazes de fazer tudo e mais alguma coisa, na vida real isto ainda não é uma realidade. Não obstante, e apesar de a inteligência artificial estar a evoluir a uma velocidade menor do que a expectável, os robots têm já no seu currículo uma série de preciosas ajudas aos humanos, no que concerne a tarefas tão diversas como a exploração espacial, o auxílio a pessoas com deficiências físicas, o resgate de vítimas em distintos cenários de dificuldades e o cuidado a idosos. E pensar que eles começaram a sua “carreira” a abrir frigoríficos…!

A robótica inteligente constitui uma área de pesquisa em franco desenvolvimento. As técnicas de controlo robótico que se vão aperfeiçoando permitem aos robots executar funções bastante mais complexas, próprias do Homem, entre as quais se incluem a aprendizagem com a experiência, navegar por meios desconhecidos, desviar-se de obstáculos imprevistos e reagir de forma judiciosa a estímulos do ambiente.

Hoje em dia, fala-se já em micro-robótica e nano-robótica, no contexto de robots e máquinas orgânicos para combater doenças. Seria, certamente, o primeiro passo da criação de órgãos artificiais que o organismo não rejeitaria, uma vez que, à semelhança do que acontece com o corpo humano, trabalhariam com energia proveniente dos açúcares. Portanto, a aposta em tecnologias biomédicas assentes no progresso da Biologia Molecular, da Genética e da Informática, proporcionaria a cura das doenças e o aperfeiçoamento biológico do próprio ser humano, que apenas morreria de egoísmo e burrice. Os chips de DNA atuariam como medicamentos personalizados, agindo no foco exato da maleita, de maneira natural, segura e absolutamente eficaz. Abrem-se boas perspetivas de podermos ter dentro de nós micro-robots a cuidar da nossa saúde!

Há quem adiante, a título de suposição, com será a vida em 2038, prevendo que se habitará em casas alimentadas pelo perfil psicológico dos ocupantes, a partir de chips implantados no cérebro. Será que, finalmente, as donas de casa irão realizar, através destas novas interações, o seu sonho de ver os trabalhos domésticos feitos mal pensem em realizá-los? Tudo limpo e arrumado só com a força da mente...

Bem, uma marca com grande prestígio mundial concebeu já um robot movido pelo pensamento, não sendo necessário qualquer músculo para lhe enviar instruções. Estaremos no início de uma nova era da Humanidade, em que se enceta uma conversação telepática com as máquinas?!...

Certo é que a comunicação Homem-máquina tem sofrido alterações significativas. O rato do computador, por exemplo, estará prestes a ser aniquilado pelo sistema touch. Ainda assim, alguns idealistas acreditam no total descanso das mãos, admitindo o reconhecimento de gestos como substituto de vários comandos no computador.

Na área dos electrodomésticos, uma marca de renome lançou uma inovadora máquina de lavar roupa capaz de utilizar água previamente aquecida pela energia solar. É o que se poderia apelidar de tecnologia ao serviço do Meio Ambiente.

Também no domínio da aviação se pretendem aviões controlados à distância por processos electrónicos e computacionais, sob a supervisão e o governo humanos, naturalmente, mas sem precisão de pilotos embarcados. Pelo menos, não mais se darão acidentes por erro humano…!

Os robots especialistas da actualidade (como o Deep Blue, que derrotou a campeão russo de xadrez, Kasparov) estarão, por este andar, a dar brevemente lugar a outros mais sentimentais.

E não tardará muito para que se vejam desfilar em passerelles belos modelos da robótica, quiçá cumulados de piropos de agrado. No fim disto tudo, resta saber se, num mundo de máquinas perfeitas, ainda cabem os seus criadores, de condição humana e limitada…


Maria Bijóias

Título: Até onde a evolução das máquinas?

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

808 

Imagem por: rumpleteaser

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocarla

    29-08-2011 às 21:33:03

    concordo com o PRP agora a tecnologia tá muitooo moderna!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoPrP

    06-07-2010 às 23:32:21

    Man, tu estás muito ultrapassado. Já existem máquinas de telepatia facilmente introduzidas em pessoas para lhes ler os pensamentos facilmente.Quer uma prova?Vá ao google e procure por Neurosky tecnologies.
    A era que entramos é perigosíssima com essas máquinas nas mãos de inconsequentes!

    ¬ Responder

Comentários - Até onde a evolução das máquinas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Imagem por: rumpleteaser

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios