Até onde a evolução das máquinas?
A robótica inteligente constitui uma área de pesquisa em franco desenvolvimento. As técnicas de controlo robótico que se vão aperfeiçoando permitem aos robots executar funções bastante mais complexas, próprias do Homem, entre as quais se incluem a aprendizagem com a experiência, navegar por meios desconhecidos, desviar-se de obstáculos imprevistos e reagir de forma judiciosa a estímulos do ambiente.
Hoje em dia, fala-se já em micro-robótica e nano-robótica, no contexto de robots e máquinas orgânicos para combater doenças. Seria, certamente, o primeiro passo da criação de órgãos artificiais que o organismo não rejeitaria, uma vez que, à semelhança do que acontece com o corpo humano, trabalhariam com energia proveniente dos açúcares. Portanto, a aposta em tecnologias biomédicas assentes no progresso da Biologia Molecular, da Genética e da Informática, proporcionaria a cura das doenças e o aperfeiçoamento biológico do próprio ser humano, que apenas morreria de egoísmo e burrice. Os chips de DNA atuariam como medicamentos personalizados, agindo no foco exato da maleita, de maneira natural, segura e absolutamente eficaz. Abrem-se boas perspetivas de podermos ter dentro de nós micro-robots a cuidar da nossa saúde!
Há quem adiante, a título de suposição, com será a vida em 2038, prevendo que se habitará em casas alimentadas pelo perfil psicológico dos ocupantes, a partir de chips implantados no cérebro. Será que, finalmente, as donas de casa irão realizar, através destas novas interações, o seu sonho de ver os trabalhos domésticos feitos mal pensem em realizá-los? Tudo limpo e arrumado só com a força da mente...
Bem, uma marca com grande prestígio mundial concebeu já um robot movido pelo pensamento, não sendo necessário qualquer músculo para lhe enviar instruções. Estaremos no início de uma nova era da Humanidade, em que se enceta uma conversação telepática com as máquinas?!...
Certo é que a comunicação Homem-máquina tem sofrido alterações significativas. O rato do computador, por exemplo, estará prestes a ser aniquilado pelo sistema touch. Ainda assim, alguns idealistas acreditam no total descanso das mãos, admitindo o reconhecimento de gestos como substituto de vários comandos no computador.
Na área dos electrodomésticos, uma marca de renome lançou uma inovadora máquina de lavar roupa capaz de utilizar água previamente aquecida pela energia solar. É o que se poderia apelidar de tecnologia ao serviço do Meio Ambiente.
Também no domínio da aviação se pretendem aviões controlados à distância por processos electrónicos e computacionais, sob a supervisão e o governo humanos, naturalmente, mas sem precisão de pilotos embarcados. Pelo menos, não mais se darão acidentes por erro humano…!
E não tardará muito para que se vejam desfilar em passerelles belos modelos da robótica, quiçá cumulados de piropos de agrado. No fim disto tudo, resta saber se, num mundo de máquinas perfeitas, ainda cabem os seus criadores, de condição humana e limitada…
Comentários ( 2 ) recentes
- carla
29-08-2011 às 21:33:03concordo com o PRP agora a tecnologia tá muitooo moderna!
¬ Responder - PrP
06-07-2010 às 23:32:21Man, tu estás muito ultrapassado. Já existem máquinas de telepatia facilmente introduzidas em pessoas para lhes ler os pensamentos facilmente.Quer uma prova?Vá ao google e procure por Neurosky tecnologies.
¬ Responder
A era que entramos é perigosíssima com essas máquinas nas mãos de inconsequentes!