Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Ou Você Controla Seu Pensamento Ou Ele Te Controla

Ou Você Controla Seu Pensamento Ou Ele Te Controla

Categoria: Literatura
Comentários: 1
Ou Você Controla Seu Pensamento Ou Ele Te Controla

O mal do presente século é a depressão, uma doença terrível e psicossomática. Fisiologicamente falando, depressão é o acúmulo de neurotransmissores nas fendas sinápticas, uma dose diária de fluoxetina representa um alivio bem significativo na vida de pacientes com esse mal. Diante disso, existe uma ciência relativamente nova, que vem arduamente tentando combater esse vendaval no qual a nossa sociedade perpassa. A psicologia está ativamente preocupada com essa causa, uma das suas primícias é a reabilitação emocional do individuo e, sobretudo ajuda-lo na terapia para que este possa levar uma melhor qualidade de vida.

A depressão na área da psicanálise já foi considerada como algo auto agressiva. Discordando dessa conceituação surge a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), uma abordagem centrada no cliente que trabalha na prevenção de recaídas, transformando o paciente no seu próprio terapeuta. Essa teoria atua focando no presente, no aqui e agora, no entanto não rejeita o passado do individuo, trabalha na reabilitação, e transformando os pensamentos irracionais do cliente.

Segundo essa abordagem, o nosso pensamento controla o nosso comportamento, estado de humor, e reações fisiológicas. Aron Back o idealizador dessa teoria diz que nós seres humanos possuímos crenças centrais enraizadas e adquiridas na nossa infância e que são bem difíceis de desconstruir. O nosso pensamento tem um grande poder de interferir no nosso comportamento, se eu possuo uma crença central de que, “eu sou feia”, “sou pouco inteligente” talvez o meu comportamento seja de não querer disputar a cargos elevados fazendo jus ao pensamento de minha pouca inteligência, ficar mais em casa por vergonha de sair na rua fazendo jus a minha pouca beleza.

A Terapia Cognitiva Comportamental extermina a ideologia ultrapassada que dita: “tenha sempre pensamentos positivos”. Para essa teoria, pensar positivo demais também conduz ao adoecimento. Se eu tenho pensamento positivo exagerado de que vou me dar bem em um teste, posso ficar propensa a estudar menos, ao contrário disso se tenho um pensamento negativo de que não vou passar mesmo estudando demais , posso ficar ansiosa e realmente não se dá bem no teste. A solução de tudo isso é, nem ser oito e nem oitenta, e sim flexível e pensar a partir de mais de uma vertente e ter ciência de que posso ou não me dá bem em um teste, adotando assim pensamentos saudáveis.

Seja o seu próprio terapeuta, atue como regulador dos seus, seja flexível, cientista, e quando em algum momento, algum pensamento irracional se fizer presente em você, utilize algumas dessas perguntas direcionando a você mesma. Essa logica é correta? Existe alguma comprovação desse pensamento? Qual a vantagem e desvantagem de pensar assim? Aprenda a ter autocontrole, e se autoanalise para que você seja o seu próprio terapeuta.

Diante disso, você consegue perceber o quanto somos catastróficos, e o quanto transformamos situações pequenas em um furacão utilizando algo chamado “pensamento”. Agora você pode ser o principal autor de sua forma de se comportar, reabilitando-se, e adotando padrões de pensamentos saudáveis.


Ana Karoline

Título: Ou Você Controla Seu Pensamento Ou Ele Te Controla

Autor: Ana Karoline (todos os textos)

Visitas: 0

1 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Adriana SantosAdriana Santos

    21-12-2015 às 01:22:32

    Gostei muito da tua abordagem sobre o pensar. Realmente, os pensamentos nos conduz! Devemos filtrar o que pensamos para que tenhamos um viver mais harmônico e saudável. É por isso que a bíblia trata em provérbios sobre adquirir bons pensamentos, pois dele depende a nossa vida. Bjs e parabéns!
    www.escritoraadriana.com

    ¬ Responder

Comentários - Ou Você Controla Seu Pensamento Ou Ele Te Controla

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios