O inicio da literatura
No século XI surgem as canções de Gesta (narrativas anónimas que contavam aventuras de guerras) e desenvolve-se a prosa.
Um século depois aparecem as cantigas de escárnio e maldizer e o trovadorismo a descrever os amores platónicos. Com o início do século XIV, o homem passa a ser valorizado, o que dá vida ao humanismo renascentista, além disso a literatura tinha um cariz religioso.
O Classicismo, época em que se destacou William Shakespeare, marca o século XVI. Dois séculos mais à frente, é feita a valorização da razão e da ciência, como forma de se chegar ao conhecimento humano, havendo críticas ao absolutismo. Esta foi época do Neoclassicismo, caracterizado por filósofos iluministas, tais como Montesquieu, Voltaire e William Blake.
O século XIX dividiu-se por dois períodos, no primeiro havia valorização da liberdade e criação (Romatismo) e no segundo, mostrava-se de forma crítica a realidade capitalista (Realismo).
Assim, a literatura tem vindo a ganhar novos contornos a cada dia que passa.
Comentários ( 2 ) recentes
- kinho
24-04-2013 às 05:11:17E bastante positivo estudei, e pudo aprofundar os meus conhecimentos sobre a literatura. Continuem dando o gosto a da sabedoria a junventude... Deus vos abencoe
¬ Responder - maicon
29-06-2011 às 20:32:36excelente conteudo gostei
¬ Responder
muito!!!
parabens para os atores.