Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O final feliz de uma história da felicidade

O final feliz de uma história da felicidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
O final feliz de uma história da felicidade

«Uma História da Felicidade», de Darrin McMahon é um livro que mostra claramente que a ambição de ser feliz não traduz uma moda recente, mas que se trata de uma aspiração intemporal de todo o ser humano. O autor refere-se ao “abstrato” do conceito de felicidade citando Hegel: «A felicidade inscreve-se nas páginas em branco da História». Ao longo de mais de 500 páginas, o professor da Florida State University procura preencher este vazio historiográfico com inúmeras lições da sua preenchida vida.

Definir o indefinível foi, basicamente, a tarefa hercúlea deste estudioso da felicidade. Circunscrever um sentimento como a felicidade a conceitos procedentes de uma Humanidade pouco humanizada, detentora de tradições, vícios e heranças ocidentalizados há de ser um esforço tremendo e, muitas vezes, inglório. Talvez por isto o “arquiteto” desta obra editada em 2006 e incluída pelo «New York Times» numa lista de 100 livros notáveis, defenda que o estudo da felicidade pressupõe uma abordagem multidisciplinar que abarque os domínios social, cultural, textual e mesmo emocional.

Mais do que factos de objetividade, seduzem-no as ideias e a respetiva contextualização. Não se está diante de uma ciência exata, mas de um ensaio de reflexão livre, repleta de genealogias entusiasmantes. É a história intelectual no seu estado mais puro. O herói trágico, as doutrinas de fé, o iluminismo, o liberalismo e toda uma vasta panóplia de vivências clássicas e judaico-cristãs, passando por Nietzsche, Marx e Freud, compõem um interessante conjunto de oito capítulos divididos em duas partes («A Construção de uma Fé Moderna» e «Espalhando a Palavra»), com abundância de notas. A questão da fé surge associada à urgência da investigação daquilo que McMahon acredita ser o credo hodierno: toda a gente considera ter direito à felicidade!

A “busca eterna” da felicidade encontra-se presente em todas as reflexões do escritor, como que numa tentativa de legitimação desta procura incessante. Os exemplos de felicidade escritos são imensos e variados, podendo o leitor encontrar ideais de felicidade como o de Sócrates (o filósofo!), que assentavam no objetivo de uma vida virtuosa, ou os do marketing vigente, que a exploram num âmbito obsessivo universalizado.

O autor pretende transmitir a quem o leia que a história da felicidade é suscetível de integrar, acima de tudo, uma experiência de relativização. Todos sabemos que a absolutização seja do que for é perniciosa e limitativa. Abordada desta maneira, esta será, sem dúvida, uma história com um final feliz, como aliás convém.


Maria Bijóias

Título: O final feliz de uma história da felicidade

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

634 

Imagem por: Javier Pico

Comentários - O final feliz de uma história da felicidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: Javier Pico

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios