Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi
Este é um livro em que o próprio Gandhi nos conduz através de algumas das suas experiências de vida, sendo que cada capítulo encerra, naturalmente, uma lição. Gandhi vê em cada acontecimento uma vereda do seu caminho para a verdade. Efectivamente, qualquer ocorrência, boa ou má, constitui uma experiência importante assumindo, portanto, um carácter pedagógico.
Editada em 2006, esta obra publicada pela editora Bizâncio reúne nas suas 464 páginas o essencial dos princípios de Gandhi, inalienáveis também para o tempo e a conjuntura actuais. Numa altura em que o desprezo pela ética, os atropelos à liberdade e aos direitos humanos, a exclusão social e tantas outras realidades prementes se tornam notícias diárias, independentemente do grau de suposta civilidade ou de alegada democracia, as ideias mais representativas deste pensador, político e educador indiano transformam-se num desafio sempre mais actual.
Gandhi revelou, desde sempre, uma enorme sabedoria e a História tem provado reiteradamente que o seu paradigma de recurso a métodos de resistência pacífica como meio de protesto contra acções de tirania é o mais indicado, uma vez que violência só gera mais violência e leva a uma cegueira portadora de consequências mais ou menos irreversíveis. Gandhi nunca levantou a mão a nenhum agressor, nem sequer se permitiu guardar rancor ou sentir hostilidade por quem o provocava, humilhava ou atacava.
Este livro de Gandhi, certamente dos mais representativos da sua vasta produção literária, é uma contribuição essencial para a revisão de tantos comportamentos individuais e colectivos, a começar pela preservação do planeta em que vivemos. Coerência é a palavra de ordem, num contexto de mudança que exige exercitação da humildade e da verdade e a busca da essência de cada ser e da Humanidade.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Daniela Vicente
09-10-2012 às 22:40:01eu adorei conhecer esta personagem, simplesmente fantástica. foi numa aula de geografia no 9º anos que o meu professor falou desta figura. o facto de ninguém saber responder quem era deixou-me a sentir uma ignorante. fui de imediato ver o filme para nunca mais passar de ignorante. é uma personagem que merece todo o nosso respeito pela sua coragem e iniciativa. uma luta que parecia impossível, foi atingível.
¬ Responder - Daniela Vicente
10-09-2012 às 14:16:33De facto, quem conhece Mahatma Gandhi ganha uma nova perspectiva de vida, nomeadamente, uma vertente lutadora e pacifista. Ele luta pelo que acredita: a independência do povo hindu se recorrer à violência. Mahatma Gandhi é uma figura para sempre marcante da História da Humanidade, que muito contribui para a luta pelo seu povo, na Índia. Enfrentou várias coisas horríveis acabando por ser assassinado de forma muito injusta. Parabéns pelo seu texto e pelo tema.
¬ Responder