Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Categoria: Literatura
Visitas: 6
Comentários: 2
Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi é daquelas pessoas que não deixa ninguém indiferente, quer se siga ou não a sua filosofia de vida ou outra similar. É uma personagem que marca, desde logo, pela total entrega de si àquilo em que acredita. Assim sendo, depois de ler a sua biografia não será possível continuar na mesma…

Este é um livro em que o próprio Gandhi nos conduz através de algumas das suas experiências de vida, sendo que cada capítulo encerra, naturalmente, uma lição. Gandhi vê em cada acontecimento uma vereda do seu caminho para a verdade. Efectivamente, qualquer ocorrência, boa ou má, constitui uma experiência importante assumindo, portanto, um carácter pedagógico.

Editada em 2006, esta obra publicada pela editora Bizâncio reúne nas suas 464 páginas o essencial dos princípios de Gandhi, inalienáveis também para o tempo e a conjuntura actuais. Numa altura em que o desprezo pela ética, os atropelos à liberdade e aos direitos humanos, a exclusão social e tantas outras realidades prementes se tornam notícias diárias, independentemente do grau de suposta civilidade ou de alegada democracia, as ideias mais representativas deste pensador, político e educador indiano transformam-se num desafio sempre mais actual.

Noções como a da não-violência aparecem amplamente expostas, dissecadas e fundamentadas. Em acréscimo, são propostas como instrumentos valiosíssimos na procura de soluções que se afiguram inadiáveis, sobretudo em países onde a opressão é maior. Temas como a educação e o trabalho comunitário surgem em jeito de resposta a uma urgentíssima necessidade de redefinição dos modelos de interacção humana. O “novo colonialismo” reinstalou-se a um nível universal e, embora distinto daquele que Gandhi combateu acerrimamente, adquire os mesmos contornos perniciosos e a supremacia de uns continua a sacrificar a integridade de outros.

Gandhi revelou, desde sempre, uma enorme sabedoria e a História tem provado reiteradamente que o seu paradigma de recurso a métodos de resistência pacífica como meio de protesto contra acções de tirania é o mais indicado, uma vez que violência só gera mais violência e leva a uma cegueira portadora de consequências mais ou menos irreversíveis. Gandhi nunca levantou a mão a nenhum agressor, nem sequer se permitiu guardar rancor ou sentir hostilidade por quem o provocava, humilhava ou atacava.
Este livro de Gandhi, certamente dos mais representativos da sua vasta produção literária, é uma contribuição essencial para a revisão de tantos comportamentos individuais e colectivos, a começar pela preservação do planeta em que vivemos. Coerência é a palavra de ordem, num contexto de mudança que exige exercitação da humildade e da verdade e a busca da essência de cada ser e da Humanidade.


Maria Bijóias

Título: Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

785 

Imagem por: peterpan_harris

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    09-10-2012 às 22:40:01

    eu adorei conhecer esta personagem, simplesmente fantástica. foi numa aula de geografia no 9º anos que o meu professor falou desta figura. o facto de ninguém saber responder quem era deixou-me a sentir uma ignorante. fui de imediato ver o filme para nunca mais passar de ignorante. é uma personagem que merece todo o nosso respeito pela sua coragem e iniciativa. uma luta que parecia impossível, foi atingível.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 14:16:33

    De facto, quem conhece Mahatma Gandhi ganha uma nova perspectiva de vida, nomeadamente, uma vertente lutadora e pacifista. Ele luta pelo que acredita: a independência do povo hindu se recorrer à violência. Mahatma Gandhi é uma figura para sempre marcante da História da Humanidade, que muito contribui para a luta pelo seu povo, na Índia. Enfrentou várias coisas horríveis acabando por ser assassinado de forma muito injusta. Parabéns pelo seu texto e pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: peterpan_harris

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios