Fernando Sabino: Frases Diversas
Escreveu alguns romances, novelas e muitas crônicas. Recebeu também um renomado prêmio em julho de 1999 através da Academia Brasileira de Letras que é o maior prêmio literário do Brasil, "Machado de Assis", pelo conjunto de sua obra. O mais interessante é que Fernando Sabino doou esse valor equivalente a R$40.000,00, para as instituições destinadas a crianças carentes.
O desembargador Alyrio Cavallieri, ex-juiz de menores, revelou que em 1992, todos os direitos recebidos pelo autor do polêmico livro "Zélia, uma paixão" também foram distribuídos a crianças pobres.
Frases Diversas
“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que precisamos continuar, a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto devemos: fazer da interrupção, um caminho novo; da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro”
“O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação”
“Só é sincero aquilo que não se diz”
“São vidas. Sendo vidas, nada mais nos resta fazer senão irmos vivendo”
“Quem toda vida saberá o que significa a viagem de cada um?”
“O importante não é dizer, é saber. Cartas coisas não se dizem, porque dizendo, deixam de ser ditas pelo não-dizer, que diz muito mais”
“Mas a convivência é feita também de silêncio, e distância”
“No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”
“A gente sofre muito: o que é preciso é sofrer bem, com discernimento, com classe, som serenidade de quem já é iniciado no sofrimento. Não para tirar dele uma compensação, mas um reflexo”
“Matar não é tão grave como impedir que alguém nasça, tirar a sua única oportunidade de ser. O aborto é o mais horrendo e abjeto dos crimes. Nada mais terrível do que não ter nascido!”
“Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino”
“A música é o silêncio em movimento”
“Devemos ouvir o silêncio não como um surdo, e sim como um cego”
“Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino”
“Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor”