Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Ensaio sobre a Cegueira - curiosidades

Ensaio sobre a Cegueira - curiosidades

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
Ensaio sobre a Cegueira - curiosidades

A personagem do romance Ensaio sobre a Cegueira que mais se destaca é a mulher do médico.
Esta mulher finge que está cega para poder acompanhar o marido ao manicómio, continua a contactar com o marido mesmo sabendo que está perante uma epidemia e pode ficar cega a qualquer momento, ajuda os cegos de forma a estes acomodarem-se no manicómio, mostra durante o romance que é uma mulher corajosa e batalhadora.

No fim de tudo o que fez pelo marido teve que ainda levar com a infidelidade deste. O marido dorme com a mulher dos óculos escuros e ela vê tudo.

Ela mata o chefe dos ladrões cegos e ameaça os restantes para poder dar de comer aos cegos.
Quando saí do manicómio, esta mulher continua a ser um poço sem fundo de coragem. Ela rouba comida para dar aos cegos que restaram daquele manicómio, enterra um morto sozinha, vai buscar comida sozinha arriscando a perder-se e nunca mais ver os seus amigos.

Uma mulher com toda esta coragem só se encontra em livros e, neste caso, encontra-se no livro Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.

Todos os livros de Saramago partem de uma situação improvável ou impossível, sem exceções. Este livro é um exemplo máximo disso. Contêm uma história de muito sofrimento. Neste podemos encontrar sentimentos como oportunismo, o egoísmo e a indiferença, ou seja, o ser negativo que há em cada um de nós.

É, sem dúvida nenhuma, um livro diferente, com muita imaginação e criatividade.
O livro pode chocar um pouco pela história que expõe ao máximo a miséria humana.

José Saramago passou as marcas do imaginável para qualquer ser humano. Só ele consegue derrubar estas marcas.

Baseado no livro Ensaio sobre a Cegueira do escritor português surgiu um filme, Blindess. Fernando Meirelles passou para o cinema esta comovente e cruel história. O diretor já tinha realizado os filmes Fiel Jardineiro e Cidade de Deus.

Este filme conta com um excelente elenco. Como cabeça de cartaz está Julianne Moore no papel de mulher do médico, o médico é interpretado por Mark Ruffallo, o velho da venda preta é interpretado por Danny Gloover, a mulher dos óculos escuros é interpretada por Alice Braga, Gael Garcia Bernal encarna no rei da terceira camarata, entre outros.


Daniela Vicente

Título: Ensaio sobre a Cegueira - curiosidades

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

637 

Comentários - Ensaio sobre a Cegueira - curiosidades

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios