Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 1
Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Uma das coisas que os jovens (e também grande parte dos adultos) menos gostam de fazer é ler livros de literatura. No entanto, e porque os estudantes do secundário têm que ler alguns livros de literatura durante o seu percurso escolar, deixo aqui algumas dicas que irão tornar a leitura um pouco mais atrativa:

- Sempre que acabar de ler um capítulo, faça uma pesquisa na Internet e encontre um resumo ou uma pequena crítica acerca do capítulo em causa, da obra que está a ler. Para a maioria das grandes obras de literatura existem também pequenos livros à venda com os resumos de todos os capítulos. Estas duas fontes de informação irão ajudá-lo(a) a compreender melhor a história e possivelmente até desvendar certos mistérios e pormenores dos quais você não se apercebeu enquanto estava a ler o livro.

- Procure livros que ensinem a forma correta de ler literatura. A literatura é um género que pode ser bastante difícil de ler e principalmente de entender, pelo menos para algumas pessoas, e um livro destes poderá ajudar.

- Comece a ler o livro simultaneamente com um amigo(a) ou familiar. Desafie uma outra pessoa (do seu círculo de relacionamentos) a também começar a ler o mesmo livro que você está a ler. Dessa forma, ao longo da leitura do livro poderá ir trocando ideias sobre a história com essa outra pessoa, e isso irá tornar a leitura num desafio muito mais atrativo para ambos (as).

- Não entre em stress durante a leitura do livro. Você deve estar completamente relaxado (a) quando está a ler, de forma a conseguir acompanhar todos os acontecimentos e aperceber-se de todos os pormenores importantes. Se você estiver num fase de stress ou cansaço, então o melhor é fazer uma pausa (de alguns dias), e depois recomeçar a leitura quando estiver numa fase de maior relaxamento.

- Se o livro fizer parte do seu currículo escolar então certamente você terá um prazo definido para ler a obra toda. Se for o caso, verifique o total de páginas do livro, de modo a saber o nº de páginas que terá de ler em média por dia. Assim, não corre o risco de depois ter que ler um montão de páginas à pressa quando estiver a chegar ao final do prazo. Também deve tomar notas e assinalar páginas (passagens) importantes do livro ou páginas em que teve dúvidas de forma a poder depois esclarecer dúvidas com um colega ou com o professor.


Carlos Vieira

Título: Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 2

623 

Imagem por: Ingorrr

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 20:39:11

    há livros de literatura fantástico. as pessoas tem que saber procurar e nãos ó entregar-se à ficção cientifica. se precisa de ler livros de literatura para a escola o melhor é encarar como uma tarefa que tem de ser feita. eu aconselho a escrever em itens um pequeno resumo de cada capítulo. a mim ajuda-me imenso. marco os capítulos todos com separadores para depois na hora de estudar não ter que andar a perder tempo.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para tornar a leitura de livros mais atractiva

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Ingorrr

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios