Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Dicas para leitores iniciantes

Dicas para leitores iniciantes

Categoria: Literatura
Dicas para leitores iniciantes

Não é preciso ser um especialista para saber que, infelizmente, no Brasil poucas pessoas tem o hábito de ler. E pior as pessoas veem a leitura como um dom para poucos. E esta mentalidade atrapalha ainda mais. Como se já não bastasse a falta de incentivo do governo, das escolas, da família e aí vai. Enfim é uma questão cultural. Ler é uma conquista pra todos! E os leitores de plantão, sabem o quanto é prazeroso e acaba querendo dividir esta experiência com todo mundo. Eu não sou de me apegar muito a regras para leitura, até porque penso que ela é um ato livre, e quanto mais você o fizer de forma prazerosa, mais rápido se tornará leitor. Mas vamos lá a algumas dicas, conselhos para começar bem esta experiência:

Escolha um assunto leve e que te agrada.
Não adianta escolher no primeiro livro, um tratado de Einstein. Você vai certamente chegar lá. Mas calma, vá devagar. De preferência nem comece por livros, comece por contos por exemplo, que são curtos e de uma leitura fácil e gostosa.

Tenha paciência e não desista.
Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que nosso corpo é um bom exemplo. Se uma pessoa começar a correr hoje, mesmo correndo pouquinho, vai sentir dores. Mas se persistir em pouquíssimo tempo estará num nível mais alto até um momento que o seu corpo pedirá pelo exercício. Assim é com a leitura, comece lendo uma página que seja por dia, mas leia todos os dias. Quando você menos esperar não conseguirá mais parar.

Não se sinta obrigado.
Isto é fundamental, se não trabalhar o corpo a mente, se convencer de que aquilo é uma decisão livre, não precisa nem começar. Ninguém vai longe, por obrigação. Tenho uma filha de sete anos e faço a mesma coisa com ela na hora de comer. Digo pra ela que nosso paladar muda, e por isto a necessidade de experimentar novos alimentos. Se ela não se convencer de que aquele alimento pode ser gostoso, dar a ele uma chance de se mostrar a ela, o resultado com certeza será muita cara feia.

Se prepare para este momento
Faça de seu momento de leitura, um momento de encontro. Eu por exemplo adoro ler ao ar livre, pra ser sincera eu gosto de fazer qualquer coisa ao ar livre, o que eu gosto mesmo é do ar livre, o resto são detalhes. Mas enfim, se prepare, crie expectativa, se envolva. Espere por este momento e afaste tudo que possa te distrair. Faça deste tempo, um momento para você.

Converse com leitores
Não há nada mais contagiante que estar em um grupo onde cada um mostra e fala de suas experiências com a leitura. Eu sou leitora desde criança e normalmente tem aquele autor que não me atrai. Mas quando ouço amigos falando muito dele, acabo lendo, mesmo que depois me certifico de que realmente não gosto, mas é irresistível. E finalmente, crie suas próprias regras. A leitura é uma experiência muito pessoal e nem sempre o que foi bom pra mim será também para você.


Meirilene Reis

Título: Dicas para leitores iniciantes

Autor: Meirilene Reis (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Dicas para leitores iniciantes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios