Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Crítica ao livro: “ A Cidade das Sombras”.

Crítica ao livro: “ A Cidade das Sombras”.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Crítica ao livro: “ A Cidade das Sombras”.

Encontrei-o por acaso há uns 5 anos atrás numa livraria, e peguei-o sem intenção de o ler. No entanto por mera curiosidade começei a ler os substítulos cujos nomes ficaram a ressoar na minha memória impulsionando-me, quase que invisivelmente, a lêr.No Indice os meus olhos brilharam:”As instruções” ,“O dia da Atribuição de Serviço”, “Mensagem para o Presidente”, “Nas profundezas de Ember”. Tudo temas sugestivos, daqueles que convidam o leitor a embrenhar-se por esses mundos fora.

Aquilo que eu pensava ser apenas uma curiosidade, tornou-se de facto uma obcessão. Assim que pus o pé na primeira página, outras se lhe seguiram. E outras. E mais outras. E mais outras. O tempo passava e eu, que nem precebia, voava ao sabor das letras. E por fim acabei de ler com aquele sorriso afivelado de orelha a orelha. Acabei por compra-lo.O livro: “A cidade das Sombras” foi escrito por Jeanne DuPrau e foi traduzido para Língua Portuguesa por Ana Saldanha em 2007, cujo título original era: The City of Ember. É a história da cidade de Ember. Uma cidade sem luz. Uma cidade adormecida pela escuridão. Uma cidade que



nunca viu a luz do sol, nem da lua, pois foi construida dentro de uma montanha. Esta mesma cidade esconde um segredo que, ao ser descoberto muda por completo o rumo da história devido à coragem de duas crianças de Doze anos de idade. Entretanto, Em 2008 a livro:“ A cidade das Sombras” foi adaptado para o cinema. Foi um sucesso!

Jeanne DuPrau nasceu na Califórnia em 1944 e escreveu o seu primeiro livro aos cinco anos de idade. É conhecida por escrever séries de romances para jovens. Recomendo este livro a todos aqueles que gostam de histórias incomuns. Pois, apesar de ser um livro para jovens eu acho que qualquer adulto pode e deve lê-lo. Cada págica em que pensamos parar, as nossas mãos e a nossa propria mente não deixam tal acontecer. Foi o que aconteceu comigo. Tive de o ler mesmo até ao fim. Assim, quando acordei do sonho de Ember, a livraria já estava na sua hora de fechar.

Jovita Capitão

Título: Crítica ao livro: “ A Cidade das Sombras”.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 0

721 

Comentários - Crítica ao livro: “ A Cidade das Sombras”.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios