Alforrecas Da Vida
É precisamente a lidar com os inúmeros reptos do quotidiano de uma forma pragmática e sábia que o livro «Alforrecas da Vida», de Guy Browning, da editora Coolbooks, ensina. São 272 páginas de um olhar diferente, espirituoso, sobre as diversas questões do dia-a-dia. Trata-se de uma feliz combinação entre conselhos práticos e um humor tão inócuo que apenas espíritos sumamente puritanos poderiam considerar ofensivo.
Esta produção literária visa a estimulação da positividade e do bom humor, através da análise de situações simples e da ironia e exacerbação de algumas dicas. O lema poderia ser: «Pelo menos um sorriso!»
É sabido que um sorriso pode operar milagres. Para ilustrar isto mesmo, não resisto a adiantar um excerto: «Como ser belo: A maneira mais rápida de pôr alguém a sorrir é dizer-lhe que está com óptimo aspecto (o que explica porque é que a maioria das pessoas anda por aí de mau humor).»
Esta obra possui 12 secções, nas quais figuram temas como desporto e exercício, cozinha e comer, homens e mulheres, amor e casamento, e muitos outros. Cada tópico contém uma série de capítulos que variam entre as duas e as três páginas. Deste modo, «Alforrecas da Vida» constitui uma boa opção de leitura em ambientes tão diversos como os transportes públicos, a mesa-de-cabeceira, a casa de banho, a varanda, o café ou a beira da piscina, uma vez que permite uma leitura faseada por capítulos ou a “degustação” por secções. É um livro bastante fácil de ler, bem escrito, e com muita piada. Em acréscimo, apresenta sugestões assaz úteis para andar pela vida com segurança e sem esforço.
Quando não se sabe o que dar de prenda a alguém, porque não presenteá-lo com «Alforrecas da Vida»? Afinal, oferecer boa disposição é dar vida...