Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > A literatura dos pequeninos

A literatura dos pequeninos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Visitas: 2
Comentários: 1
A literatura dos pequeninos

Através das perguntas de uma criança poderemos antever quais os seus medos e desejos, anseios e preocupações, bem como a visão que possui do meio que a rodeia. Como não há uma maturidade emocional que lhes permita verbalizar de modo coerente as suas perceções, é normalmente através do faz de conta e das histórias (ou dos amigos) imaginárias(os) que surge o espaço para um diálogo encantado, no qual a interação pais-filhos é fundamental para corrigir alguns desvios, aconchegar os temores, incentivar os sonhos e reforçar os pontos fortes da sua personalidade.

Cada história de encantar é um sofá de deleite, no qual se podem esmiuçar as inseguranças e as certezas de cada criança. O diálogo gerado por cada nova frase e os comentários afetos à mesma permitem traçar um esboço do estado psico-emocional da criança face a determinado contexto. Há que ter uma atenção minuciosa na forma e no conteúdo das resposas dadas, inseridas dentro da história e com elementos que a criança entenda, a fim de tranquilizá-la ou encorajá-la.

Para além desta espécie de terapia familiar, a literatura infantil estimula o desenvolvimento da criança. Colocando-lhe ao dispor a resolução dos problemas das personagens, cada aventura é um exercício ao intelecto e um estímulo à criatividade, favorecendo o desenvolvimento do seu poder de análise e do seu sentido crítico.

Aumento do léxico (desenvolvimento da linguagem), fomento dos hábitos de leitura (imprescindível para progredir no futuro), veículo de transmissão de valores socialmente aceites (agente de inclusão e estruturação parcial da personalidade) e motor de auto-conhecimento (alimento para a inteligência emocional, em particular devido ao facto de que ao conhecer o outro imaginário, conhece o mundo que o rodeia e a si mesmo, através da equivalência de emoções, que por seu lado facilita o entendimento do outro) são outras das vantagens da (escuta) da leitura em tenra idade.

Por fim e não menos importante a diversão e a brincadeira, inerentes a qualquer espécie animal como forma de fortalecimento das ligações afetivas. A partilha das histórias alimenta os laços de amizade, fomentando o companheirismo e a cumplicidade, bases da construção da intimidade e da confiança. O espaço para o diálogo, que deve ser criado entre parágrafos ou sempre que a criança tenha necessidade de intervir, transforma o momento de leitura num momento de construção de uma história, reinventada e completada a cada nova leitura.


Carla Santos

Título: A literatura dos pequeninos

Autor: Carla Santos (todos os textos)

Visitas: 2

795 

Imagem por: cesarastudillo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • NILDANILDA

    12-11-2009 às 10:15:24

    goatei do texto e se possível gosataria de v~e-lo na íntegra, pois é o meu ytema de monografia

    ¬ Responder

Comentários - A literatura dos pequeninos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: cesarastudillo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios