Relógios de cuco
Este relógio é diferente dos outros e funciona graças a uma série de componentes externos que, juntos ejetam o cuco e reproduzem o seu som de forma sincronizada com os ponteiros do mostrador.
O relógio de cuco já está atualmente na sua forma moderna e diversificou-se em três tipos principais.
O primeiro tipo é pois, considerado o mais tradicional, tendo sido criado na zona da floresta Negra e é o mais valioso devido à qualidade do fabrico dos relógios de cuco da região.
Estes são totalmente mecãnicos, e é necessário dar-lhes corda frequentemente, e funciona graças a pesos pendurados sob o relógio.
Consideram-se dois tipos distintos de mecanismos, com efeito, de um dia e de oito dias.
O segundo tipo de relógio é o chamado chalé, inventado no final do século XIX, na Suiça.
estes relógios assemelham-se a chalés de madeira e usam sistemas mecânicos ou de quartzo, consoante a sua qualidade.
Além disso este relógio inclui um mecanismo que consta de um oscilador eletrónico que é regulado por um cristal de quartzo, com o oscilador a criar um sinal com uma frequência muito precisa. Funciona a pilhas e dispensa cordas e pesos.
Os relógios de chalé diferem das variantes Floresta Negra por terem, habitualmente, outras figuras além da tradicional ave, como lenhadores e criadas.
Contudo, a mais recente variante destes relógios de cuco é o de quartzo moderno.
O motivo é que tendem a ser mais contidos em design e têm mecanismos internos não tradicionais, como por exemplo os relógios de quartzo modernos que produzem o seu circular eletrónicamente, através de uma gravação digital, ao invés dos tradicionais sistemas de fole duplo.
Da parte de trás, contêm uma ave, martelo, assobios e um mecanismo que consiste numa série de engrenagens que controlam o martelo, nomeadamente os assobios e ejeção da ave.
Na verdade a atribuição da criação dos tão célebres relógios de cuco foi atribuída ao matemático grego Ctesíbio.
Ainda hoje são um grande sucesso e alvo de coleçções por parte de muita gente.
Também vai gostar:
Comentários ( 2 ) recentes
- Luene
20-09-2014 às 13:45:48Tão bom ter esse relógio de cuco em casa! Achei muito interessante e genial. Adorei o texto!
¬ Responder - Sophia
09-05-2014 às 16:04:18Que lindo esse relógio de cuco! Ainda não havia escutado sobre ele, adorei o texto que me fez conhecê-lo.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia