Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Jóias Relógios > Como cuidar das suas jóias

Como cuidar das suas jóias

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Jóias Relógios
Comentários: 2
Como cuidar das suas jóias

As joias povoam o imaginário de quem as tem e de quem as não pode possuir.
Trata-se, normalmente, de heranças de família ou de prendas, que evocam recordações e afetos. Como tal, não convém que o tempo ou condições adversas as desgastem ou danifiquem. Nesta perspetiva, regra geral, para as limpar basta usar água morna com sabão e uma escova de dentes macia para as esfregar, passando depois por água limpa. No caso de sujidade mais entranhada, deixam-se de molho em água morna com sabão e segue-se o mesmo procedimento. Existem, contudo, especificidades relacionadas com as características peculiares de cada joia.

Por exemplo, as joias com pedras preciosas (à exceção das esmeraldas), depois da lavagem, devem ser mergulhadas em álcool e deixadas a secar sobre lenços de papel, e as joias com pérolas e madrepérolas limpam-se, após o uso, com uma pano de flanela ou um algodão seco, a fim de eliminar resíduos de cosméticos e suor, podendo, em caso de necessidade, aplicar-se sabão neutro e água fria, mas não deixando de molho. O azeite ou o óleo de amêndoas doces conferem-lhes um brilho extra. É útil verificar sempre se as pedras estão bem presas e, se assim não for, consertá-las antes de nova utilização.

De salientar que o calor, a humidade (que faz oxidar) e os produtos químicos, são passíveis de causar prejuízos às joias. Portanto, recomenda-se a aplicação de perfumes, cremes e similares antes da colocação das joias, respeitando o intervalo de secagem dos mesmos.

As joias devem ser limpas de vez em quando (mesmo que não tenham valor monetário), guardadas em locais escuros e embrulhadas individualmente em veludo ou camurça. Não é aconselhável sobrepô-las, o que poderia culminar em arranhões, uma vez que pérolas, metais preciosos e pedras apresentam diferentes graus de dureza. Quando se vai de viagem, é necessário que as embalagens que as transportam sejam rígidas, com o intuito de acautelar possíveis deformações nas peças.

Por outro lado, ao tirar brincos e anéis, há que evitar agarrá-los pelas pedras, que se podem soltar. Ao lavar as mãos, convém tirar os anéis, para que o sabão não fique nos cantos a prejudicar o brilho do metal e das pedras. A propósito, os anéis e colares de ouro lavam-se com água morna e detergente para roupa delicada e, depois de secos, esfregam-se com uma flanela. Para dar mais brilho, existem duas formas: deixar de molho em sumo de cebola durante duas horas ou três em leite morno.

As joias devem usar-se em momentos apropriados, que não contemplam, naturalmente, as tarefas domésticas, o banho, a frequentação de piscinas e o desporto, em que os químicos, o sabonete, o cloro e o próprio suor podem ter uma ação perniciosa sobre elas.


Maria Bijóias

Título: Como cuidar das suas jóias

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

658 

Imagem por: tiffa130

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-09-2014 às 03:32:40

    Jóias realmente precisam de um cuidado muito especial e merecem todo nosso carinho e cuidado. Tenho poucas joias, mas as que possuo são bem cuidadas. Vou seguir as dicas acima, obrigada!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    09-05-2014 às 16:35:27

    O melhor cuidado é guardá-las em um lugar limpo, seguro e organizado. Assim, podem durar mais e ficarem perfeitas para o uso, quando for necessário.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Como cuidar das suas jóias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: tiffa130

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios