Saiba os cuidados a serem tomados antes de utilizar serviços de armazenamento em nuvem
Esses serviços são de grande utilidade, pois você que possui um tablet, smartphone ou até mesmo um netbook conectado na web, pode dispensar as memórias flash e salvar seus arquivos no armazenamento em nuvem (ou seja, armazenamento em um servidor por meio da internet). Melhor ainda é não precisar carregar nenhum outro dispositivo além de seu aparelho para acessar a internet e poder utilizar os arquivos que foram armazenados na nuvem.
Mas, antes de adotar algum serviço de armazenamento em nuvem específico, é necessário saber sua taxa de upload e se possui limite no tamanho de arquivos para armazenar. Por isso, conheça algumas dicas para escolher o melhor serviço que se adapta as suas necessidades.
Conheça os serviços disponíveis no mercado
Para os usuários de produtos da Apple, existe o iCloud, serviço de armazenamento em nuvem da empresa. Os aparelhos iPhone, iPad iPod touch, Mac e PC são compatíveis com esse serviço. Você terá 5GB de armazenamento, podendo guardar fotos, arquivos diversos, aplicativos do App Store, e-mails, contatos e compromissos.
A empresa que criou a distribuição Linux Ubuntu disponibiliza o Ubuntu One para armazenamento em nuvem. Semelhante ao iCloud, esse serviço também possui 5GB para armazenamento e aplicativos que tem o objetivo de fazer a sincronização de arquivos com sistemas operacionais Windows e Android, para usuários de tablets e smartphones.
O serviço disponível da Microsoft é o SkyDrive e somente os usuários que tenham conta ativa no Windows Live Messenger pode usufruir dele. Seu diferencial é os 25GB’s de espaço para armazenamento e a opção de editar arquivos do Office online.
Existem outros serviços com essa mesma função, porém os listados acima são os mais conhecidos e gratuitos.
Precauções a serem tomadas na utilização do serviço
Antes de guardar seus arquivos em seu serviço de armazenamento em nuvem, confira algumas dicas e cuidados que devem ser tomados para evitar problemas.
- Procure optar por serviços conhecidos e que sempre estão atualizando. Além dos citados acima, o SugarSync, Amazon Cloud e Dropbox também são de qualidade;
- Nunca utilize esses serviços para armazenar dados confidenciais, informações do trabalho e outros;
- Veja sempre o prazo de validade do serviço que você está utilizando, pois assim que expirar a validade do serviço há o risco de seus documentos serem apagados;
- Evite acessar sua conta quando estiver utilizando computadores públicos. Além de todos esses cuidados, mantenha sempre seu antivírus atualizado e faça verificações em sua máquina frequentemente.
Comentários ( 3 ) recentes
- Rafaela
23-10-2014 às 14:31:11Esse serviço de armazenamento em nuvem é muito bom! Até prefiro ele que outras formas de guardar meus arquivos. Penso que devemos ter esses cuidados e procurar sempre mantê-los seguros. Isso depende de cada um.
¬ Responder - Sophia
08-05-2014 às 18:36:10Como tudo não é seguro, apesar de pensarmos que o armazenamento em nuvem o é, devemos ter os devidos cuidados. Mesmo porque os hackers estão aí e os perigos on line são constantes.
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Daiany Nascimento
17-09-2012 às 12:12:34Parabéns pelo seu artigo. É muito bom ver o quanto os autores do ruadireita.com se esforçam para ajudar a promover o conhecimento, assim todas as pessoas podem ter fácil acesso à informação. Eu adoro ler e sempre procuro por novos artigos interessantes para aumentar o meu conhecimento e as dicas que encontrei neste texto realmente serão úteis em meu dia a dia, seja na escola, no trabalho ou em casa. Obrigada Lucas e boa escrita.
¬ Responder