Os jovens e os perigos das redes sociais na Internet
Existem milhares de jovens (muitas vezes com idades inferiores a 10 ou 11 anos) que se expõem diariamente na Internet sem quaisquer cuidados. Mais grave ainda, em muitos casos expõem também a privacidade de familiares, amigos e conhecidos e muitos deles chegam mesmo a revelar dados como a sua morada verdadeira, a escola que frequentam, entre outros.
As redes sociais como o hi5, Facebook ou Orkut (só para citar algumas) merecem cada vez mais a preferência dos jovens. Este tipo de sites permitem aos jovens marcar a sua presença na Internet criando a sua própria página de perfil. É possível adicionar fotos, partilhar dados, adicionar amigos, e é no meio de tudo isto que muitas vezes estão os perigos.
Ao exporem-se demasiado e ao tornarem públicas as suas fotos e os seus dados pessoais verdadeiros correm o risco de serem assediados por desconhecidos, e em casos extremos isso pode conduzir a encontros na vida real que acabam em roubos, raptos, violações, entre outro tipo de crimes.
Estas ameaças são reais principalmente para quem não tem noção desses perigos e que acredita que é perfeitamente seguro partilhar informações pessoais nas redes sociais, deixando-as visíveis para qualquer utilizador da Internet.
Neste contexto, o papel dos pais é fundamental e estes devem tentar saber e acompanhar o que os filhos menores fazem na Internet. Por exemplo, se você tem filhos ou filhas menores deve procurar pelos perfis dos seus filhos nas redes sociais e verificar que tipo de informações e fotos tornaram públicas. Tente perceber também com que tipo de pessoas eles falam nas salas de chat e no MSN e previna-os para os riscos a que estão sujeitos. Mantenha-se atento(a) – a prevenção é o melhor remédio.
Também vai gostar:
Comentários ( 103 ) recentes
- rafaela
20-08-2014 às 20:29:12voces sao um bando de bobocas que comenta e depois ficam um chingando o outro q coisa feia e olha q tem ate pessoas adultas se vc vai ler comente mais nao fique chigando os outros nao pOr favor vao crescer!!!
¬ Responder - Sophia
08-05-2014 às 17:43:26Os perigos são reais! As redes sociais trouxeram uma facilidade incrível para utilizarmos de forma correta, que não nos prejudique, mas o que pode-se observar é que tem causado problemas em muitos jovens, crianças. O uso deve ser controlado, limitado e jamais que se escravize. Como tudo na vida, equilíbrio é fundamental!
¬ Responder
Cumprimentos,
Sophia - Ricardo Santos
25-02-2014 às 13:04:57Eu tenho 29 anos e nunca na vida usei nenhuma rede social, não sou pessoa para perder tempo com "merdices"!!! Para mim o importante é trabalhar 9 ou 10 horas por dia e ter o meu dinheiro ao fim do mês, nem vejo por que carga de água perco o meu tempo em que posso perfeitamente, quando não estou a trabalhar, de me cultivar, aprender, instruir-me, desenvolver-me intelectualmente, e em vez disso vou aderir a merdices onde se tiram fotos, publicam? Ahh, faça-me o favor...
¬ Responder - Th###
16-02-2014 às 16:02:17Eu tenho 15 anos e tenho Facebook e E-mail, não vou negar que uso muito o Face, porem tomo certos cuidados com o mesmo, pois sei os perigos q essa rede social porta.
¬ Responder - Maria eduarda
08-09-2014 às 15:34:43Você está certa!!
¬ Responder - Toni Fcae
19-03-2014 às 08:47:53E eu tenho uma conta de Porn e sou Gay
¬ Responder - yo
06-02-2014 às 14:05:07muito bom
¬ Responder - tatiana
18-11-2013 às 16:19:14agente tem mais e que se cuidar porque assim a gente nao tem que se preocupar
¬ Responder
por isso toma cuidado - bbhh
24-09-2013 às 21:04:06tenho 10 anos e tenho face,skype,orkut e outros,e meus amigos tambem tem boa parte dessas redes sociais,vocês mais velhos parecem acreditar que nos somos meio que robos,que todos são iguais,mas é ai que erram,pois temos conciencia do perigo virtual,entao por favor pare de expor a gente como pobres coitados que nao sabem o que fazem,onde vou tem isso de perigo virtual,até em um trabalho da escola,então se coloquem em nosso lugar e pensem oque fariam na internet com redes sociais.
¬ Responder - Patrícia Martins Fernandes
15-10-2013 às 15:46:12Boa tarde, meu caro Bbhh, para já, quero dar-te os parabéns pela capacidade argumentativa que demonstras para uma criança de 10 anos (sorry querido, mas eu tenho 18 anos, praticamente o dobro da tua idade, por isso considero-te uma criança, sem ofensa)... Bom, acho que deves aprender que não te podes tomar por um todo, ou seja, falam em crianças e jovens e perigos no Facebook. A tua faixa etária situa-se, segundo ponto. Não podes projetar tudo em ti e em torno de ti porque nem tu nem ninguém são o centro das estatísticas e das amostras. Ou seja, se tu, apesar de teres menos de 13 anos, que é a idade minima legal a partir da qual é permitido ter conta em qualquer rede social, assim como continuará a ser permitido da mesma forma quando já tens 40 ou 50 anos, porém usas de uma forma racional e controlada e até útil, excelente. Mas deixa-me dizer-te que ninguém está a criticar e nem a dizer que o facebook deveria deixar de existir e quem o diz é "pató". Eu sou uma jovem senhorita de 18 aninhos e também estou altamente informada sobre os perigos dessas redes sociais e até posso usar e ter conta na boa, mas por opção própria não tenho redes sociais e não ponho nenhuma foto minha na net. Conforme muitos colegas referiram, na impossibilidade de contactarem-me pessoalmente, pretendo que o façam por e-mail (que não tem nenhuma foto identificativa, não é necessário) ou por chamadas/mensagens telefónicas.
¬ Responder
Eu procedo dessa forma, mas tu procedes da forma que entenderes, cada ser humano é um ser humano mesmo que tenha semelhante género (sexo masculino e/ou sexo feminino) e/ou exatamente a mesma idade (tenha nascido no mesmo ano)...
Agora, meu caro amiguinho de 10 anos, eu não faço generalizações. A minha sobrinha mais velha tem 11 anos e tem facebook, aldrabando uma data de nascimento que lhe confere 3 anos a mais mas também não faz parvoices nenhumas, fala com as amigas, os amigos, não aceita pedidios de amizade de pessoas que não conhece, principalmente quando as pessoas têm (e/ou aparentam ter) mais de 15 anos de idade, é super impecável. Ela gostaria que aderisse, até a mãe dela, minha cunhada, tem 41 anos e sugeriu-me, mas eu educadamente recuso, pois se em 1995, ano do meu nascimento, essas "modernices" estavam longe de existir e as pessoas arranjavam emprego e tinham vida social, então porque é que em quase 2014 não se pode viver sem essas "cenas"?
Epá, amiguinho, não sei se tens avós ou bisavós, mas a avó mais velha que eu tenho (o avô mais velho morreu há 5 anos já muito-muito velhinho com 93 anos, o meu pai já me teve em últissimas núpcias aos 51 anos, mais de uma década do segundo casamento, q foi com a minha mãe, que tem 59 anos e também teve uma filha de um casamento anterior), os meus avós maternos têm 85 e 88 anos e a minha avó mais velha tem 94 anos, nunca mexeu num computador na vida mas mesmo assim é extremamente sociável. Ela mantém contacto com amigos e amigas da infãncia, juventude e inicio da idade adulta, principalmente por intermédio dos seus descendentes.
Amiguinho, aproveita bem as tuas redes socais, amigos, e nunca percas o bom-senso. Agora uma coisa garanto-te: nunca saberás quem eu sou nem me conhecerás sem ser ao vivo e a cores pessoalmente cara a cara e olhos nos olhos! :)=P xauzinho, miudo, porta-te :)
- ERANDIR
02-08-2013 às 15:56:43eu tenho face book
¬ Responder
olha nada contra
ná intenet tem o bem e o mau
vc escolhe
vc pode fazer um face e coloca sua foto
do pérfil e pronto, é só posto msns
e tambem ser pra divulga, eveentos
- Algum nome.
20-11-2013 às 15:53:37obrigada pela ajuda, :) * jinhos
¬ Responder - Roberto Nunes
28-06-2013 às 06:08:54Eu tenho 18 anos e nunca na vida aderi a nenhuma rede social e nem vou aderir, nem que seja o único ser deste planeta que não tenha, estou-me nas tintas, ca-gu-ei para o facebook e essas cenas de redes sociais e o caraças!
¬ Responder
Eu tenho computador desde os 5 ou 6 anos e vou à net, mas nunca me interessou usar uma rede social e não estar contatável sem ser por e-mail ou telefone...
Fogo, tenho trabalho, tenho dinheiro, vou para a natação, nos tempos livres ando para ai ao sabor do vento e no verão vou à praia, pra quê perder tempo a ir para a NET ver "feiras de vaidades"?! E ainda pra mais ser uma delas?
Népia, eu cá nunca na vida terei conta em absolutamente mais nada que não seja e-mail e sem foto de perfil! - vick
25-05-2013 às 21:10:23isso me ajudou muito em um trabalho da escola tomara que eu o ganhe´,nada a ver essas críticas que as pessoas escreveram
¬ Responder - kalebe
09-06-2013 às 11:14:35kole vick sala 07
¬ Responder - sala 08
09-06-2013 às 07:37:03vick voce e da sala 08
¬ Responder - wanderley
10-05-2013 às 18:31:42Netspy pro Com ele é possível monitorar o Facebook, sites, teclas digitadas e etc.
¬ Responder
Você sabe o que seu filho ou
funcionário está conversando
na internet? Você sabe quais sites eles visitam? O que
estão fazendo no seu
computador?
Descubra hoje! http://wtsoftware.com.br/netspypro.html - francisca sanpaio
26-04-2013 às 07:39:27e tudo a purra verdade as fazer o que se els querem ser molestados.
¬ Responder - Gonçalo Silva
23-04-2013 às 07:13:49Boas!!!
¬ Responder
Estou na casa dos vinte e tal anos, mas pura e simplesmente nunca aderi e nem nunca irei aderir ao facebook. Eu para estar contatável, é por telefone ou mail... Não quero saber se corro o risco de sofrer algum tipo de bullying ou físico ou psicológico por causa disso, até porque, na verdade, eu tenho muito mais arcaboiço pra partir carar do que os outros homens de vinte e tal anos, por isso, a partir do momento em q eu proibir alguém (amigo/a ou não amigo/a ou conhecido/a ou não) de me dirigir a palavra, amocham logo perante mim!
F-se, se eu já vivi sem computador e ainda pra mais sem rede social, pra quê aderir?
Vivo neste planeta, mas tenho direito a ser como quiser e fazer o que quiser da minha vida pessoal, sou muito feliz sem redes sociais, e a estar, quando não pessoalmente, contatável apenas por telemóvel (que serve para o estritamente necessário) e para e-mail (também estritamente necessário)
Com os melhores cumprimentos
Boa tarde.
Gonçalo (26-quase-27 anos) - marlene schinaider
04-04-2013 às 20:48:35faltou muita informação!!!! não achei nada o que eu queria!!! estude e coloque algo aproveitável!
¬ Responder - aline
02-05-2013 às 21:38:30se vc não gostou pq leu então sua idiota
¬ Responder - andressa
21-05-2013 às 10:11:41verdade .
¬ Responder - RAFAELLASILVA
01-04-2013 às 08:58:00EU Lì O SEU TEXTO E ACHEI INTERRESSANTE
¬ Responder
- wellington
22-03-2013 às 13:10:52vsf seus caga sangue quem qe sab da sua opiniao seus bostas kkk 6 viaja na mente smkd
¬ Responder - pipi
04-03-2013 às 11:02:30Ganda foda
¬ Responder - Leonardo
02-03-2013 às 12:50:25muito bom me ajudou muito...
¬ Responder - marta
25-02-2013 às 07:25:09isto e uma merda
¬ Responder - Fernando
27-12-2012 às 08:26:40Eu tenho 21 anos e tenho capacidade para entrar em redes sociais, só que nunca na minha vida o fiz por opção.
¬ Responder
Como vi em alguns comentários, eu também só estou comunicavel por telefone fixo de casa, por telemóvel e por mail, ou então de carne e osso ao vivo.
Nunca pretendi ter hi5, face, messenger e essas shits todas. Lá porque tenho amigos que têm, eu não tenho de ter.
Se esse individualismo e exacerbação da liberdade individual fizer um gajo acabar sozinho, epá, vou trabalhar, espero eu durante 50 anos da minha vida e por isso vou ter uma velhice bem assegurada. Por outrr lado, se um gajo fica sozinho por só querer andar à sua maneira, é porque os amigos não são amigos verdadeiros.
Eu não sou gajo para viver para ninguém e nem para que ninguem viva pra mim e então não sou idiota ao ponto de aderir a redes sociais se nem as uso, até porque eu só vou à Internet uma hora por semana e é quando vou, desde que mexo na Internet que é assim, e também é por opção. E por opção também tenho 21 anos e nunca na vida fiquei fora de casa depois das 11 da noite!
Se por acaso alguém me incutisse seguir os "padrões", em ultimo caso usaria a força (que é bastante, tenho 1,92m de altura e desde os 19 anos que puxo ferro no Ginásio). - XUPA TEREZA
28-02-2013 às 10:55:13FY SOAB
¬ Responder - Ione
17-11-2012 às 23:37:41Pessoal, acordem...a maior rede social hoje e a do Governo....qualquer um acessa e sabem todos os teus dados com ou sem rede Social.
¬ Responder - Leandro
04-01-2013 às 13:21:26Yep, o governo é de facto a maior rede social, mas sabe qual é a diferença? É que ninguém partilha intencionalmente nada pessoal com o governo (atenção no "intensionalmente")...
¬ Responder
Eu tenho 17 anos, sou da colheita de 1995, mas nunca na vida tive o menor interesse em ter uma vida virtual e nem pôr fotos minhas na net para partilhar com ninguém. Nunca aderi ao hi5 e nem ao facebook nem ao mypace nem nada, e até digo uma coisa: eu se quiser ver fronhas, vejo-me a mim próprio ao espelho, não preciso de ir às redes sociais... bolas, se os meus pais, que têm quase 50 anos de idade (em bom rigor, a minha mãe tem 48 anos, mas o meu pai já tem 56 mas nem o acho muito velho, pois o meu avô pai dele tem 85 anos e ainda conheci o avô paterno do meu pai, que morreu aos 99 anos tinha eu para ai 5 ou 6 anos), os meus pais estão aproximadamente na casa dos 50 anos e também tinham amigos e vida social e saiam à noite e essas cenas todas mas já tinham ultrapassado a barreira dos 25 anos de idade quando essas "modernices" todas apareceram. Moral da história: se nos anos 70 e 80 os jovens e o pessoal em geral não precisava de redes sociais para se comunicrem e interagirem, em 2010-2020-2030 também é a mesmíssima coisa. Por acaso os meus pais têm rede social, até pessoas com mais de 60 anos também têm, mas não é por isso que me sinto obrigado a ter, independentemente do facto de qualquer pessoa da minha idade ter ou não, não sou gajo pra isso: ser "maria-vai-com-as-outras"... Eu não faço sacríficios para "pertencer a um grupo"... Ok, gosto de navegar na net, mas simplesmente recuso-me terminantemente uma "second", "trird" ou "fourth" lifes na Net ou em qualquer tipo de tecnologia...
Resumindo e concluído: redes sociais para mim equivalem a gajas tipo "trambolho": põem-me à frente, oferecem, mas eu não compro e muito menos como"
That´s All!!!
Leandro - Emanuel
15-11-2012 às 17:37:00Epá, tenho 28 anos, nunca tive e nunca na vida terei nenhuma rede social, em relação a isso sou completamente "homem das cavernas", nunca fui a nenhum chat, nunca tive messenger e o caraças. Eu´sempre estive e só estou e continuarei daqui até à morte a estar comunicável apenas por e-mail, telefone e pessoalmente de carne e osso, mai nada!!!
¬ Responder - bia
13-11-2012 às 15:07:49ache interesanteee
¬ Responder - yara
12-11-2012 às 16:00:53veih os adolecentes estao doidos mesmo e dai eu acho eh massa e vc vai cagar caramba.... amo todos voces coces sao d mais... kkk,brincadeira voces sao uma merda so sabem falar e falar...
¬ Responder - Nuno Fernandes
06-11-2012 às 17:07:30Eu tenho 25 anos mas nunca na vida tive messenger nem nada, só tive conta de e-mail e telemóvel e mais nada, eu cá só vou à internet para ver musicas no youtube e pra ver gajas boas e gostosas e mais nada!!! Como disse um colega, também começei a sair à noite pela primeira vez aos 20 e tal anos, ou seja, sou um gajo tipicamente associal, pelo menos para os padrões sociais e tou-me a cagar pra isso!!! O meu avô mais velho (que aliás é o paterno) tem quase 86 anos e eu mesmo se tivesse essa "bonita idade" seria exatamente igual ao que sou agora, iria agir da mesma maneira e não me importaria nada de perder amizades e nem de ficar sozinho, se eu por acaso tiver uma conta poupança bem recheada aos 60 ou aos 80 anos, pra mim isso será muito mais importante do que ter facebooks, hi5s, namoradas ou o raio que parta!
¬ Responder
O pessoal da minha idade, da minha turma já saia aos 17 anos e eu não saia, simplesmente porque não me apetecia, ou seja, os meus pais nunca tiveram de se preocupar comigo. Pra mim era mais importante estudar para ser excelentemente sucedido nos estudos e depois no trabalho (como sou agora), fazer viagens, passeios, ir ao cinema, ir ao teatro, ir a exposições culturais...
Resumindo e concluindo aos 25 anos nunca tive redes sociais e sinceramente eu não tenho nada pra partilhar seja em que rede social seja, eu nem sequer nunca, desde miudo, deixei que me tirassem fotografias!
Estou a falar como um adulto lúcido que está a pouco menos de 5 anos de atingir os 30 anos de idade!!!
Cumps
Nuno - Sofia
10-12-2012 às 12:04:37Opa, és doido...eu tenho a mesma idade que tu, e não deixar que me tirassem fotos, nem sair com amigos...tás em que planeta, amigo?
¬ Responder - Nuno Fernandes
26-12-2012 às 15:19:36Estou no mesmo planeta em que a Sofia habita. Mas digo-lhe uma coisa: apesar de neste planeta ser o "padrão" sair com amigos e tirar fotos às pessoas, não é crime uma pessoa pôr-se completamente à margem destas coisas. Vou fazer 26 anos daqui a alguns dias e não me arrpendo nada de só ter começado a sair e o caraças depois dos 22 anos!!! Ah, vai-me perguntar em que planeta vivo? Eu respondo mais uma vez que neste! Mas eu não vivo e nem nunca vivi em função do funcionamento padrão do planeta, nunca fiz nada para me integrar em nenhum grupo, para serem meus amigos, tinham que gostar de mim como eu sou.
¬ Responder
E qual será a consequeência de se ser "diferente" e de se "automarginalizar" nesses aspectos? É levar um encher de porrada? Para j´s, se isso me aceontecesse, eu iria fazer denuncia à policia e depois, eu aos 15 anos já tinha 1,80m de altura e praticava natação desde os 5 anos, por isso, em termos de força bruta, eu sempre venci e meti muita gente "normal" da minha idade no chinelo!
Simplesmente recuso-me terminantemente a ter facebook e a que me tirem fotos. Pra mim, para se comunicarem comigo, só conta de e-mail ou telemóvel e já basta, porque quando nós tinhamos os nossos 5, 6 ou 7 anoz de idade não havia nem mails e nem telemóvel...
Acho que cada um é livre de fazer o que quiser da sua vida pessoal, desde que não prejudique ninguém e respeite os outros.
Nuno - Patrícia Martins Fernandes
15-10-2013 às 16:12:08Olá Sofia, desculpa estar a "meter o bedelho" um ano depois, mas creio que o que o Nuno disse basicamente é que não é nenhuma "maria-vai-com-as-outras"! Atenção, não estou e não estou mesmo a dizer que tu o sejas ou que alguém seja. Tu tens 25 anos, gostas de sair com amigos, tirar fotos e pôr no Facebook. Mesmo que ele tenha a mesma idade que tu, não tem obrigatoriedade em curtir essas coisas. Eu sou rapariga, sou 7 anos mais nova que tu e que o Nuno (ou seja, não tenho 25 e sim uns fresquinhos e tenríssimos 18tinhos LOL), mas eu por opção própria também só pedi à minha mãe para sair à noite depois de ter feito os 18 anos, em Abril deste ano. Não tenho carro e nem carta de condução, e pretendo comçar a frequentar escola de condução pra ter carro e ter as responsabilidades que um carro acarreta só a partir dos 30, quando já deixar em pleno e absoluto de depender da minha mãe e do meu pai e a minha vida profissional e mais as condições financeiras e económicas estiverem abslutamente consolidadas e estabilizadas. Por isso, começei a sair à noite só há cerca de 3 ou 4 meses atrás e vou com os meus amigos e amigas no autocarro da madrugada. E só o faço se o tempo estiver bom e se o movimento nas ruas for numeroso. Há amigas minhas que, mesmo eu gostando muito delas e elas estarem pra sempre no meu coração, divertem-se a fazer figuras de ursas a armarem-se em "grandas malucas" e quererem shots e o caraças e põem no facebook, eu não curto e não gosto de fazer estas coisas. E elas não me excluem por, ao pé delas ser "a menina verde da anedota azul" porque são minhas verdadeiras amigas e gostam de mim como eu sou e respeitam-me e percebem que eu não me diferencio para hostiliza-las! Agora, eu não sou gaja para fazer "fretes" e pra mim tirar fotos e pôr no face e todas essas cenas, para mim seria fazer "fretes" e garanto-te que não sou gaja pra fazer "fretes" só pra não ser "excluída" e "ostracizada". That´s all, cumprimentos Patrícia
¬ Responder - Tiaguinho, 15 anos
18-10-2013 às 10:46:28Sofia, o rapaz apenas tem as suas próprias opções de vida e elas são mais reservadas. Eu tenho 15, sou rapaz, mas não adiro a redes sociais nenhumas. Tenho amigos e saiu com eles, mas eu gosto é de curtir os momentos sem que eles fiquem registados. E sinceramente digo-te uma coisa: organizar com os meus amigos uma excursão, viajar, conhecer o pais, a cultura, a arte e etc acho que nos enriquece mais do que as noites e as folias. Eu nunca sai à noite, mas a vida de noites e folias é muito "transitória" e no máximo tens pedalada pra essas futilidades quanto muito-quanto muito até aos 30's e tais/40 anos.
¬ Responder - Ramaster
02-11-2012 às 08:47:49Essas redes sociais são para aqueles que não tem inteligencia, como nasceram burrinhos acharam logo seus pastos.
¬ Responder - vanessa
06-11-2012 às 14:25:42as redes sociais ñ são para burrinhos mais sim para pessoas q tem capacidade de entrar nela ok garoto
¬ Responder - Ivo
06-11-2012 às 17:16:26Vanessa, eu tenho 28 anos, sou homerm (aliás, muito homem, tenho 1,98m de altura e uma força física brutal, encho todas as semanas no ginásio desde os 22 anos, sou um homenzarrão autênmtico, passo por cima de quem me for tecnicamente possivel passar por cima, sempre foi assim), tenho e sempre tive capacidade de entrar numa rede social, mas não entro!!! Por acaso até os meus avós, que têm 80 e poucos anos têm facebook, mas eu, por opção própria não adiro e nem nunca aderi a essas shits todas, só estou comunicavel pessoalmente, por mail e por telefone, sempre foi assim e não mudará, nem mesmo quando eu tiver 90 anos ou 100!!! Um bisavô meu morreu de velhice aos 99 anos já eu era adulto (tinha 21 anos, pra ser mais preciso) e nunca teve nada dessas merdinhas e mesmo assim só morreu de velho aos 99 anos!!! Por isso, nunca na minha vida vou aderir nem a msn nem a redes sociais nenhumas!
¬ Responder - Vera Pascoal
28-06-2013 às 06:47:21Fixe, pertencemos ao mesmo "Clube"! Eu tenho 15 quase 16 anos e até agora nunca aderi. Os meus pais e os meus avós têm, publicam e essas cenas todas, mas eu pura e simplesmente não tenho. Se tenho ou não capacidade para ter conta no Facebook? Não sei se tenho, só sei que não me interessa, se isso me marginaliza, não me interessa! As minhas amigas e/ou amigos têm de piar fininho comigo independentemente de eu ter facebook ou não! Quem diz facebook dia outras cenas! Quem quiser falar comigo sem ser possivel fazê-lo pessoalmente, eu tenho uma conta de e-mail e telemóvel, que até isso tenho uma preguiça mental pra usar, é só mesmo por que é extremamente necessário!
Cumprimentos
Vera - Patrícia Carvalho
29-10-2012 às 21:04:57concidero este site muito interessante
¬ Responder - Rogério
17-10-2012 às 14:29:17Boas!
¬ Responder
Tema interessante!!! Eu tenho 22 anos e nunca na vida aderi nem ao hi5 e nem ao facebook!
Aliás, quando o Facebook surgiu ou começou a ser a rede social mais frequentada, eu já devia ter os meus 19 anos (nasci em 1990, vou fazer 23 anos no final de Fevereiro). Quando o hi5 surgiu, os meus colegas puseram fotos e o caraças no hi5 e agora vão ao Face, mas eu não me incluo, nunca na vida coloquei e nunca colocarei fotos minhas na Net, de forma nenhuma e nem de feitio nenhum! E nunca na vida frequentei chats e nem tenho essas merdas de messenger e nem nada. Só tenho o meu telemóvel, o meu mail pessoal e o meu mail de trabalho e mais nada!
E também não estou e nem nunca estive exposto a perigos nenhuns, pois EU SÓ COMEÇEI A SAIR À NOITE QUANDO COMEMEOREI OS MEUS 21 ANOS!!! Até podiam ser os 30 (lá chegarei em 2020), o que interessa é que eu não começei a sair à noite antes de ser adulto e de trabalhar, nunca sai de casa depois de jantar a não ser com os meus pais ou familiares, todos adultos!
Enfim, a geração que tem agora entre 8 e 18 anos É UMA GERAÇÃO OTÁRIA!!!
Tenho quase 23 anos, por isso tenho o direito legitimo de fazer estes juizos de valor e estes comentários! - joao eduardo
24-10-2012 às 18:59:07vvvaaaiii tttoooomaaa nnno teeeuuuu cccuuu
¬ Responder
- igo
05-11-2012 às 17:08:47vai voce viado
¬ Responder - Luis Ricardo
17-10-2012 às 18:10:53Rogério, please não me incluas na "Geração Otária", pois eu tenho 16 aninhos só (podia ser teu filho... LOL just kidding!!! :), mas nunca quis aderir ao face nem ao hi5 e nem a redes sociais nenhumas... Ok, ok, tá bem que se tem as opções de perfil privado e as opções de partilhar apenas com amigos e não aceitar-se quem não se conhece de lado nenhum e bloquear-se qualquer estranho que se "infiltra" no nosso facebook... enfim, é o que amigos meus e amigas minhas fazem, só que os perigos existem e há sempre manipulações e o caraças...
¬ Responder
Eu pra falar com people posso falar cara a cara, ou se não falar cara a cara, tenho muito tempo, aliás quase a vida toda pra falar com eles ou combinar coisas com eles...
Eu não me importo nada que me considerem careta ou me excluam do grupo por não ter essas futilidadas e eles terem... Se forem meus amigos de verdade, aceitam a minha "diferença", se não, temos pena.
Aliás, divagando mais um pouco, se a "diferença" nos marginaliza e nos põe de lado e faz com que toda a gente nos dê pra trás, uma pessoa pode viver e morrer sozinha pois acho que não se morre por isso... Ah, ok, é a questão da afetividade, mas afetividade não é ser-se amigo e gostar de nós se nós fizermos o que "eles" e/ou "elas" fazem...
Bom, eu não acho, como houve quem falasse, que a Internet devesse ser extinta, mas na minha opinião quem quisesse ter redes sociais e essas tretas todas deveria ter, no minimo dos minimos, uns 16 anos, que é a idade com que se já tem, digamos, uma "semi-maioridade"...
Eu acho absurdo primos de amigos meus, que têm 10-13 anos e têm facebook... Eu cá se tivesse facebook e hi5 e o caraças, se um puto ou mesmo uma miuda com 10, 11, 12 ou 13 anos me pedisse amizade, não só recusava como bloqueava! - augusto neto
15-02-2013 às 13:36:33caranba eu acho um absurdo msm e vc ficar puto se uma pessoa de menos de 13 anos de idade ter facebook ou outra rede social porra eu tenho face desde o dez e tenho quinze atualmente ta certo que tem os perigos da internet e tudo e eu tenho certeza que uma pessoa ki tenha face ,orkut e outros saiba dos perigos detalhe eu tenho uns primos e meu propio irmao e os amigos dele todos na mesma faixa etaria de dez anos tem suas contas nas redes sociais e celulares do tipo ki vc demoraria seculos para conseguir comprar e todos sao cientes destes perigos eu nao sou contra a quem nao quer aderir as redes socias este e um pais livre e cada um tem seus gostos e opinioes entao se nao gosta so diga que nao gosta e porque e pronto e nao ficar falando dos outros que aderen as redes sociais
¬ Responder
- laura carolina andrade
02-10-2012 às 22:58:29gostei muito sobre este texto mas a gente so deveria ter cuidado com ela mas nao ser instinta 6ano b numero 14
¬ Responder
- Jhenifer Cristina
22-09-2012 às 22:59:38Muito obrigada era pra um trabalho da escola e me ajudou muito!
¬ Responder
By:@Jhenycriss_
tenho 11 anos! - André Belacorça
18-09-2012 às 00:35:52hoje em dia é o que por aí não faltam
¬ Responder - Adriana dos Santos da Silva
12-09-2012 às 22:46:37A internet quando utilizada moderadamente é bastante benéfica. Vimos crianças, adolescentes e até jovens sendo influenciados pelo vício do facebook e outras redes sociais. Recentemente conversando com uma adolescente, ela me dizia que não conseguia largar o facebook, dormia até as 3 horas da madrugada e isso comprometia seus estudos e cursos de violão. Parece-me que não somente no Brasil, mas no mundo inteiro esse mal tem destruído muitas vidas, o que considero algo deplorável.
¬ Responder - Daniela Vicente
10-09-2012 às 16:31:35o seu texto é muito apropriado na actualidade, pois os jovens de hoje em dia não têm a mínima noção dos perigos que correm nessas redes sociais tão conhecidas de todos nós. eu não posso estar de acordo com o acesso de jovens sem controlo de adultos às redes sociais. devem ser controlados, nomeadamente, a informação que disponibilizam para o público que os segue. todavia, sabemos que muitos pais não querem saber.
¬ Responder - maria luiza
11-09-2012 às 10:28:15so queria um texto de cronica nao um relato
¬ Responder
- Nicole
05-09-2012 às 01:39:14Muito obrigada, ajudou muito.
¬ Responder - francielle
21-06-2012 às 13:24:52a net é mto massa..kkk mais nem sempre é segura,,se ligem...
¬ Responder - kaka
11-06-2012 às 03:48:35oooo manero pesquisa leguau
¬ Responder - la
11-04-2012 às 22:25:32quantos jovens usam facebook no brasil
¬ Responder - NANA
25-05-2012 às 15:36:06NAO TE ENTERRESA
¬ Responder - kkk
05-04-2012 às 14:21:43kkkk-eu rii muito !
¬ Responder - Yoshi
12-03-2012 às 11:45:32MENTIRAS TUDO MENTIRAS
¬ Responder - Ki
06-01-2012 às 14:44:29Eu acho que tudo tem um lado bom e um lado mau... tem de se ter cuidado com tudo!
¬ Responder - layane
30-11-2011 às 01:28:44eu axo que as pessoas sabe muinto bem o que estam fazendo
¬ Responder - GáàH
21-11-2011 às 10:06:21@norma braga
¬ Responder
A internet não deveria ser extinta e sim controlada me disculpe a mal educação mais eu axo qe voç' está sendo um pouco inracional - Cats
30-10-2011 às 11:51:58Ola, adorei o seu artigo. Tenho 1 pergunta! Eu recebi 1 pedido de amizade no messeger e aceitei mas segundo o que me parece, essa pessoa parece ser 1 pedofilo. Já o bloquei mas continu-o com muito medo. o que posso fazer?
¬ Responder - Rua Direita 13-03-2012 às 18:09:40
A partir do momento que bloqueou a pessoa dificilmente ela conseguirá entrar em contacto consigo, caso veja que continua a querer manter contacto de alguma forma denuncie às autoridades.
¬ Responder - mari
27-10-2011 às 19:33:33eu acho que tem razao pois conheço uma pessoa que foi violada uma rapariga de onze anos por revelar dados pessoais
¬ Responder - ketlen
24-10-2011 às 20:05:26foi muito bom os jovens de hoje não sabem dominar a internet
¬ Responder - Flannels
03-10-2011 às 04:55:21@norma braga
¬ Responder
concordo .. talvez assim pessoas como vc n teriam como expor opniões futeis e narcisistas. - jose
06-09-2011 às 00:31:39@norma braga
¬ Responder
tu ta fumando. - Eu
31-05-2011 às 21:11:26Na minha opinião as redes sociais são um perigo para muita gente sim... eu estudo e vejo diariamente colegas minhas que não largam o pc por nada deste mundo... e algumas ate arranjam namorado virtual...estamos num século em que já houve muitas campanhas para alertar estes jovens, será que é assim tão difícil perceber que nem sempre é o que nós pensamos?! pensem duas vezes antes de "tentarem" conhecer alguém que nunca viram...
¬ Responder - ANASTACIA
17-05-2011 às 16:52:06não sei como á gente com esta opinião hoje em dia. e uma pouca vergonha -.-
¬ Responder
estamos no sec. XX não estamos no sec. XIX -.-, o mundo , Portugal, nao é como era á 50 anos
ABRAM OS OLHOS :D - Pai Natal
12-05-2011 às 12:26:53@cristiano
¬ Responder
Coitado do solitário-.- Este ano não vais receber prendinhas ;c - Daniel freestyler
11-05-2011 às 14:42:51ajudou muito!
¬ Responder - jaquina
10-05-2011 às 09:41:34@eu
¬ Responder
o que é isto? - ntsml
29-04-2011 às 12:29:09interessante
¬ Responder - Fabricio
02-04-2011 às 19:45:45@Paulo Dias
¬ Responder
Se tiver como me mandar o material que vc ja encontrou, aqui no RJ ta foda de fazer esse trabalho e eu to procurando muito - unknown
24-03-2011 às 19:06:32Muito obrigado, estou a fazer um trabalho e ajudou-me imenso
¬ Responder - mu
23-03-2011 às 19:32:56está pessimo. bahh!!!
¬ Responder - Paulo Dias
22-03-2011 às 21:58:13Estou a fazer um trabalho sobre as (Redes Sociais) e toda a informação é bem vinda.
¬ Responder - cristiano
15-03-2011 às 14:34:40penso que acho que sim, apesar disto, sou o melhor do mundo, nao é só a minha opiniao, mas de todos. Recebi o premio de melhor do mundo, mas já o devia ter recebido há 27 anos, apesar de ter só 26 anos de vida
¬ Responder - Capitulina
10-04-2012 às 09:51:44Eu gostei bastante deste blog bastante maravlhoso e alem disso eu adoro redes sociais , o hi5 ta muito na moda ! i love .
¬ Responder - webert dutra
14-03-2011 às 18:23:58gostei muito do seu artigo, estou fazendo o meu tcc e achei muito interessante algumas passagens, cera muito valoroso, você tem mais alguma fonte onde possa me aprofunda no assunto.. Obrigado.
¬ Responder - alessandra
14-03-2011 às 17:30:42muito legal isso me ajudou muito
¬ Responder - maria bessa
02-03-2011 às 16:25:41deves ter uma panca -.-
¬ Responder
a internet ser extinta? era como recuar anos e anos -.- - cassador destemido
28-02-2011 às 18:26:04nao sabem nada so disen ageneias tas a ler pois es tonto so le quen e burro
¬ Responder - Mata-Ratos
24-02-2011 às 21:04:58Bom artigo , estou a fazer um trabalho e isto ajudo-me imenço
¬ Responder - eu
04-02-2011 às 14:39:48serio eu penso k a internet devia ter mais segurança e vc k diz
¬ Responder - sasha
07-01-2011 às 00:49:43ola gostei muito do seu artigo... esta de parabens....!
¬ Responder
preciso de mais informacao sobre internet para concluir o meu artigo sera que possivel me ajudar?
um abraco e feliz ano novo pra si! - Rodrigo
15-11-2010 às 19:17:53Olá, estou a efectuar um trabalho sobre redes sociais e gostaria de utilizar algumas das suas expressões. Para isso necessito de algumas informações suas. Agradecia-lhe se podesse ajudar-me .
¬ Responder
Pode enviá-las, se não as quiser expôr no site, para o meu e-mail. Aguardo o e-mail.
Cumprimentos Rodrigo - valmir
25-10-2010 às 21:12:43Sério mesmo vc acha que ela deveria ser extinta?
¬ Responder - CSZXFHDV
25-05-2012 às 15:39:21NAO SEU FDP DO CARALHO MORRA
¬ Responder - samuel cardoso
13-09-2012 às 00:47:32aleluia
¬ Responder - eu
29-09-2010 às 15:24:03eu acho que as redes sociais devem ter muita mais seguransa
¬ Responder - larissa
27-04-2012 às 17:56:46eu também acho isso
¬ Responder - UMA DELICIA
25-05-2012 às 15:38:31VC JÁ COMEU COCO DE VACA?? É UMA DELICIA ADOREI VC JUJUBA SUA EGUA
¬ Responder - Atençao
22-09-2010 às 12:12:24Eu nao penso assim a internet nao tem so o lado mau tambem tem um lado bom! Mas sim tem que ter um controlo por parte dos pais e familiares ate mesmo dos professores etc. aconçelho tambem as pessoas a ter o seu Software sempre actulizado ao seja anti- virus e Firewall sao os principais protectores! espero ter ajudado os pais!
¬ Responder - miguel
07-05-2012 às 15:49:45miauuu
¬ Responder - [email protected]
25-05-2012 às 15:37:03MIAUUU
¬ Responder - norma braga
24-08-2010 às 11:58:21eu axo q a internet deveria ser extinta!!!!
¬ Responder - Jao
18-05-2012 às 15:35:39sua fila da puta num fala isso nem brincando desgraçada!! _|_
¬ Responder - fernanda maria dos santo silva
12-03-2012 às 16:36:05eu não acho que a internet deveria ser instinta a gente só tem que ter mais cuidado com ela,porque se a gente não termos cuidado ai pode acontecer agulma coisa
¬ Responder